Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Tradição gourmet

maio 2019

A Mafaria ao Largo destaca-se na Praça Machado dos Santos, no coração da Fonte Nova, pela decoração castiça que convida a desfrutar um momento de lazer, com petiscos à mesa, ou a comprar os produtos expostos na mercearia.

No espaço, que alia as características das mercearias e tabernas tradicionais portuguesas ao conceito de produtos gourmet, há chá, frutos secos a granel, mel, conservas e até sabonetes.

A promoção de uma alimentação saudável também faz parte do conceito. Por isso, há granola, leite de coco, manteiga de amendoim, farinha e flocos de aveia.

Da garrafeira constam vinhos regionais para todos os gostos e a charcutaria tem enchidos e queijos de vários pontos do país.

“São produtos que não se encontram facilmente nas grandes superfícies”, explica a proprietária, Mafalda Correia, e com os quais são confecionados os petiscos, como tábuas de charcutaria, ovos mexidos com farinheira e espargos, pica pau e salada de polvo.

Se ainda não lhe abriu o apetite, espere até chegar à montra dos doces, a maioria confecionada por Ermelinda, mãe de Mafalda.

O bolo de bolacha, “feito à maneira antiga”, e o pastel de nata são especialidades da casa, mas também há escolhas mais saudáveis e vegan, sem farinhas ou açúcares.

Há tradições que já marcam a identidade da Mafaria ao Largo, a começar pelo pão quente que os moradores vão buscar todos os dias de manhã.

Mas um dos principais atrativos é a ginjinha de Piódão, que originou um ritual a que ninguém fica indiferente. “Os clientes habituaram-se a escolher o copo com o qual mais se identificam para beberem a ginjinha.”  

 

Mafaria ao Largo

Mercearia gourmet e tradicional
Praça Machado dos Santos, 53-54
Contacto: 912 002 001

  • Aberto todos os dias, das 09h00 às 19h00. Serve pequeno-almoço, brunch ao sábado, almoço e lanche
  • Menu de segunda a sexta composto por sopa, prato, bebida e café por sete euros
  • Tem take away e faz entregas ao domicílio no bairro da Fonte Nova
  • Ambiente familiar e castiço, a lembrar as antigas mercearias e tabernas. Ideal para estar à mesa com tempo, sobretudo na esplanada para relaxar e apreciar o movimento de uma das mais típicas praças da cidade