Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Arte sedosa

janeiro 2026

Entre telas, porcelanas e memórias, o Caminho da Seda nasceu para ser mais do que uma galeria de arte. Criado por Fátima Nunes, o espaço em Setúbal é um refúgio de serenidade, leveza e partilha.

“Quando me perguntam como nasceu o Caminho da Seda, costumo dizer que este caminho já o faço há muito tempo”, conta a proprietária, recordando a infância entre Santarém e Lisboa, quando as cartas da mãe aos avós iam decoradas com desenhos feitos pela própria.

A arte acompanhou-a desde então, primeiro como dom, depois como destino. Após mais de duas décadas na área financeira e vários anos ligada à educação artística de crianças, Fátima Nunes decidiu concretizar o sonho antigo de criar um lugar onde a arte pudesse ser vivida de forma íntima e partilhada.

Inspirado numa viagem à Ásia, em novembro passado, quando percorreu parte da Rota da Seda, o projeto une pintura, chá e contemplação. “Este é um caminho da alma, não um negócio”, afirma.

A galeria acolhe obras próprias e exposições de outros artistas, enquanto a sala de chá será um prolongamento da arte, com chás servidos em porcelanas antigas, bolos e bolachas artesanais, pensados para despertar todos os sentidos.

O espaço mistura móveis com história e objetos simbólicos, como o cavalinho centenário a representar a infância dos avós e o canapé antigo.

Workshops, eventos e parcerias com artistas e produtores locais completam a experiência, onde o tempo desacelera e a serenidade se serve à mesa.

No futuro, Fátima sonha com jantares de mulheres empreendedoras, workshops de arte e chá, e muitas histórias partilhadas à mesa. “Quero que este caminho continue sedoso, leve, feliz. Para mim e para quem aqui entra.”

------------------------------------------------

CAMINHO DA SEDARua Luís de Camões, 22, SetúbalContacto: 969 662 420 | caminho.seda@hotmail.com | @caminho_daseda

 

  • Cada sala é decorada com peças históricas e obras originais da autora.

  • Com capacidade para até 60 pessoas, o espaço abre as portas a eventos privados e empresariais, onde o catering e a decoração refletem o olhar artístico de Fátima Nunes.

  • A experiência inclui exposições regulares, eventos culturais e parcerias com artistas locais. O chá é servido em loiças únicas, acompanhado de pastelaria artesanal.

  • Aberto todos os dias, o espaço tem a sala de chá a funcionar das 08h00 às 18h00, enquanto a galeria e os eventos funcionam das 12h00 às 22h00.