Maria Amaro Cozinha é um restaurante e muito mais. É o amor colocado em cada prato, numa simplicidade de sabores que despertam memórias.
Quando entramos no número 73 da Rua Augusto Cardoso somos transportados numa viagem no tempo ao aconchego da casa dos avós.
Cada pormenor deste cantinho foi idealizado e decorado por Maria Amaro, que faz da cozinha o modo de vida há quase 40 anos. “Comecei por trabalhar na área da cosmética, mas percebi que cozinhar é que me fazia feliz.”
Há onze anos, abriu ao público o primeiro restaurante, na Travessa das Lobas, e, em agosto de 2024, teve a oportunidade de mudar para um espaço maior na Rua Augusto Cardoso.
Na Maria Amaro Cozinha, de segunda a sexta-feira, há três pratos principais, um de carne, um de peixe e outro vegan, que variam consoante os produtos “frescos e de qualidade” que Maria compra diariamente no mercado.
A ementa, diferente todos os dias, é revelada na página de instagram, poucas horas antes do almoço.
A comida é simples, caseira, “sem muitos condimentos, nem gorduras, para agradar a todos”.
Há uma fusão de sabores em pratos inovadores inspirados na cozinha indiana, tailandesa ou italiana, como bacalhau fresco com gengibre e tomate frito e polenta, caril de peru com manga ou cogumelos salteados com maçã e legumes no forno.
Mas quando se trata de servir comida típica portuguesa, “não há invenções” e na mesa surgem as tradicionais pataniscas de bacalhau ou filetes de pescada com arroz de tomate.
Além do prato principal há rissóis de carne ou vegetarianos, empadas de frango, pastéis de vitela com queijo e scones, tudo confecionado por Maria Amaro, que tem sempre doces para terminar o repasto, como “o melhor brownie do mundo”, bolo de amendoim e caramelo salgado, pavlova, arroz-doce e aletria.
------------------------------------------------
MARIA AMARO COZINHARua Augusto Cardoso, 73, Setúbal@mariaamarocozinha (Facebook e Instagram)
- O prato principal custa 9,5 euros e as sobremesas, dois euros
- O espaço, com capacidade para 22 pessoas e uma pequena esplanada, funciona de segunda a sexta-feira, a partir do meio-dia, apenas para almoços
- Vende produtos confecionados de forma artesanal, como compotas, doces, vinhos, bolachas e pães de fermentação lenta e natural. O pão, disponível às sextas-feiras, custa 4,8 euros
- Mais informações e encomendas pelo 936 858 850.