Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Comércio com futuro

novembro 2025

O comércio do centro histórico entrou numa nova fase da sua dinâmica para dar resposta aos desafios da evolução do mundo digital. O Setúbal Connect já está em curso para aliar a tradição ao mundo moderno

 

A zona comercial de Setúbal, que remonta à época romana com unidades de salga de peixe e de olarias e na Idade Média foi ponto de venda de hortofrutícolas das quintas locais, vive hoje uma fase determinante de modernização.

As características comerciais do centro histórico ganham maior expressão na segunda metade do século XIX e até as ruas são designadas de acordo com o tipo de comércio que nelas se vão instalando, como Ourives (que hoje abrange as ruas Dr. Paula Borba e Serpa Pinto), Caldeireiros (Álvaro Castelões) e Sapateiros (Augusto Cardoso).

Antes do aparecimento das grandes superfícies e das vendas pela internet, era quase exclusivamente aqui que os setubalenses faziam as compras.

A capacidade de renovação do comércio setubalense, que sempre conseguiu dar resposta à evolução dos interesses dos consumidores, é agora testada com o Setúbal Connect, projeto de Bairro Comercial Digital que pretende fomentar a qualificação do comércio local e atrair mais pessoas ao centro histórico, incluindo Avenida Luísa Todi.

O projeto, financiado pelo PRR, no âmbito de uma candidatura de quase 1 milhão e 300 mil euros apresentada por um consórcio liderado pela Câmara Municipal, com a parceria da União das Freguesias de Setúbal e da Associação Bairro Cool, promoveu diversas ações de modernização.

O investimento abrange uma vasta área, do Troino ao Miradouro de São Sebastião, abrangendo a Fonte Nova e a Baixa Comercial e que se estende até à Avenida José Mourinho, incluindo o Mercado do Livramento.

Um Marketplace, loja online de divulgação e venda de produtos e serviços, e uma aplicação para dispositivos móveis, com conteúdos imersivos e visitas virtuais a vários pontos de interesse, são algumas das medidas.

Foram também instalados sete mupis interativos digitais, que disponibilizam a listagem das lojas, agenda de eventos culturais e outras informações úteis, e seis bancos inteligentes, dotados de painéis solares e com portas USB para carregamento de aparelhos eletrónicos.

O futuro chegou ao comércio tradicional.