Não há nada como um bom clássico, acredita Carlos Ramila, que reabriu em maio um dos espaços de restauração mais emblemáticos de Setúbal, a Adega dos Passarinhos.
O objetivo, explica o empresário que há largos anos está ligado à área da restauração, é manter a identidade da casa de vinhos e comidas fundada nos anos 60 e, claro, as afamadas bifanas, que foram, durante décadas, a imagem de marca do “Birds”, ou “Birds Pub”, como era popularmente conhecida.
“Sempre parei na adega para comer uma bifana. Quando vi que tinha encerrado, disse: ‘Tenho de fazer força para reabrir isto.’ Dá-me muita emoção manter um clássico setubalense”, afirma Carlos Ramila.
O novo proprietário não só manteve o restaurante, como melhorou-o, sem o descaracterizar, adicionando na fachada do edifício pinturas de pássaros realizadas pelo artista local Vasco Leonardo.
Ao almoço, durante a semana e ao sábado, das 11h30 às 15h00, é possível fazer uma refeição completa, com pão, azeitonas, prato principal, uma bebida, sobremesa e café, por 13,5 euros.
A Adega dos Passarinhos não fecha à tarde, mas tem um menu específico, entre as 16h00 e as 20h00, à base de petiscos, a maioria com iguarias do mar, como saladas de polvo, de ovas e de choco, amêijoas e navalhas ao bulhão pato, além de, ao quilo, camarão cozido, percebes, sapateira e santola.
Quanto às sobremesas, com o preço fixo estabelecido de 2,5 euros, não podia deixar de haver as típicas mousse de chocolate e baba de camelo. Mas há vários outros doces para provar, como pudim de ovos, bolo de bolacha e tortas de laranja e de Azeitão.
No mesmo espaço de sempre, a Adega dos Passarinhos, com uma ementa variada, aumenta a oferta gastronómica da Baixa da cidade.
------------------------------------------------
Adega dos Passarinhos – Vinhos e Comidas | RamilaRua Tenente Valadim, 19 – Setúbal
- Petiscos dos 5 aos 12,5 euros, bifana e prego no pão a 2,50 e 3 euros, sandes de raia frita, choco frito, ovas de choco, queijo fresco, presunto e torresmos, entre 2,5 e 3,5 euros.
- Menu completo por pessoa a 13,50 euros, disponível de segunda-feira a sábado, das 11h30 às 15h00.
- Maravilhas do mar, como percebes e navalhas, servidas das 16h00 às 20h00.
- Aceita jantares de grupo para um mínimo de 30 pessoas.