Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Comida de conforto

janeiro 2020

O Lourenço e o António são os filhos. O Manuel e a Romana, os pais. A Emília era a tia, a Chica, uma prima da mãe. Foi à família que Paulo Fragoso, dono do restaurante Prima Chica, foi buscar os nomes de pizzas que figuram na carta.

“A Chica era a prima preferida da minha mãe. Achei que dar o nome dela ao espaço fazia sentido, porque ‘prima’ também é uma palavra italiana”, refere Paulo Fragoso.

A decoração, pratos e espelhos diosos a pintar as paredes, a par com móveis e bibelôs antigos, conferem ao espaço um lado acolhedor. “São elementos tipicamente portugueses. Fazem lembrar a casa das avós e dão um ar familiar ao espaço”, alude o proprietário, também ele responsável pela decoração.

Mas o ex-libris do Prima Chica é o forno a lenha. Chama a atenção de quem entra. Imponente, forrado a azulejo pastilha de cor preta, o calor que emana propaga-se pelas várias salas.

“Apostei no aspeto visual. É importante. Depois, o resto é a mistura dos ingredientes e o apelo ao sabor.”

Para o paladar são vários os estímulos. Ao leque das quinze pizzas disponíveis, juntam-se as massas e os risotos. Também há pãezinhos recheados em forno de lenha, petiscos, tábuas de bruschettas e quatro tipos de bifes, com mostarda antiga, pimenta verde, queijo roquefort DOP e grelhado, com Chimichurri. “É um molho tradicional da Argentina, usado para fazer churrascos”, aponta Paulo Fragoso. E saladas. “Podem acompanhar com nozes e pinhões portugueses.”

A fechar. Há tiramisu, panacota, cheesecake feito com requeijão de Azeitão, pavlova e mousse de chocolate.

Semanalmente, ao almoço, há menu diário. Se não for esta a opção, saiba que outras pizzas, por exemplo, “são feitas em cinco minutos, da massa ao prato”.

Prima ChicaRestaurante italianoAvenida Combatentes da Grande Guerra, 40Contacto: 265 235 054

  • Especialidades da cozinha italiana e mediterrânea. Pizzas, massas, bifes e saladas. Forno de lenha. Pãezinhos, petiscos e tábuas de bruschettas.

  •  

    Decoração vintage. Ambiente descontraído e familiar. Ideal para estar à mesa ou para um final de tarde na esplanada do terraço, com música ambiente.

  •  

    Menu diário composto por sopa, pizza calzone ou massas, bebida e café por 9,5 euros. Ementa variada a cada semana.

  •  

    Aberto de segunda a quinta-feira, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Sexta-feira e sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 24h00. Encerra ao domingo.

  •  

    Lotação para setenta lugares sentados. Aceita reservas e grupos.