Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Oásis de sabores

julho 2019

O Barista Gastrobar, na Rua Santa Catarina, é um espaço alternativo na Baixa da cidade. Grisonia de Freitas é a anfitriã. Ao balcão está o afilhado e ajudante, Rooniy, e, na cozinha, o marido, Alfredo Talaveira.

De Caracas para Setúbal à procura de uma vida melhor, a influência da Venezuela não está apenas no sotaque da família. A vitrina recheada de doces e salgados salta à vista.

“Sou eu que os faço. As tartes de cereja e de maçã são as que saem mais. Também há golfeado com queijo, uma especialidade venezuelana”, anuncia a proprietária.

Na ementa semanal encontramos arroz de pato, bacalhau à brás, sopas e saladas variadas. “Aprendi as receitas com os antigos proprietários, o senhor Rafael e a dona Isabel. Outras já conhecia. Sou filha de madeirenses. Fazemos comida portuguesa, mas reinventámos as receitas com temperos tropicais e apresentação elaborada”, explica.

A cada quinze dias ou com reserva prévia, Grisonia de Freitas gosta de criar menus e misturar culturas à mesa, com receitas da Madeira, da Alemanha, do México e da Venezuela.

Os sabores árabes são, igualmente, contemplados à mesa. “Quem cozinha é o meu marido, tem muito jeito”, garante a anfitriã.

É na elaboração das bebidas artesanais que Grissonia mostra a sua arte. “Temos chicha, uma bebida fresca, à base de leite de arroz e canela. Aconselho a provar”, sugere.

Outra sugestão é o refresco de tamarindo, cujo sabor, diz, “é diferente daquele a que os portugueses estão acostumados” e que pode, assim, proporcionar uma experiência nova e diferente.

 

 

O Barista Gastrobar

Comida tradicional portuguesa com sabores tropicais Rua Santa Catarina, 1-3Contacto: 265 103 485

  • Aberto de segunda-feira a sábado, das 08h00 às 20h00. Ambiente familiar, informal
  • Doces e salgados tradicionais da Venezuela. Destaque para golfeado de queijo, tarte de cereja e tarde de maçã
  • Bebidas exóticas, com e sem álcool, sumos naturais e granizados nos meses de verão. A provar: refresco chicha e de tamarindo
  • A cada duas semanas, os menus mudam, com propostas de cozinha internacional de diversos países