Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Casa evoca Luísa Todi

janeiro 2026

O edifício setecentista na Rua da Brasileira onde nasceu uma das mais ilustres fuguras de Setúbal vai ser reabilitado pelo município. A Casa Luísa Todi será um polo cultural para manter viva a memória da diva do canto lírico

 

No coração do Troino, um edifício da malha urbana de um dos mais típicos bairros da cidade guarda memórias de uma das personalidades ilustres locais, que Portugal e o mundo conheceram no século XVIII.

Luísa Rosa de Aguiar Todi, diva do canto lírico, nasceu a 9 de janeiro de 1753 num imóvel que se dá a conhecer nos números 49 e 51 da Rua da Brasileira, adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal para ali desenvolver um projeto que alia o fomento cultural à reabilitação urbana.

O projeto de recuperação do imóvel que foi berço da cantora lírica de dimensão internacional já tem obra adjudicada, num investimento superior a meio milhão de euros, com o intuito de ser iniciada este ano e com um prazo de execução de 280 dias.

O projeto de requalificação do imóvel, que obteve parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural, tem como objetivo a reabilitação integral do imóvel, com uma intervenção arquitetónica e estrutural que visa a criação de um polo cultural que perpetue o legado da diva setubalense, com espaços para uma possível musealização, áreas expositivas, zonas de eventos e documental.

O prédio setecentista, com dois pisos e sótão, e uma estreita varanda com guarda de ferro forjado em estilo arte nova no primeiro piso, classificado como Imóvel de Interesse Municipal desde 2009, é fácil de encontrar e destaca-se com uma intervenção artística de cores garridas que pinta a fachada.

O edifício, que ao longo dos anos acolheu diferentes usos, em que se inclui habitação e, também, uma casa de espetáculos, designada de “Teatro Santos Silva”, ostenta na fachada uma imagem, em género de silhueta, de Luísa Todi envolta numa moldura redonda.

Já uma placa em mármore, colocada pela autarquia em 1953, celebra o segundo centenário da diva setubalense com a inscrição “Aqui, conforme tradição oral, nasceu em 9 de Janeiro de 1753 Luísa Rosa de Aguiar Todi, a maior cantora portuguesa e uma das figuras nacionais de projecção universal”.