Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

bastidores

Dança com batida

janeiro 2026

A irreverência marca o ritmo e a batida da dança dos Beat Crew. O grupo prepara o último espetáculo do ano, “Um Sonho de Natal”, com a participação de todos os alunos dos diferentes estilos da escola

 

É dia é de ensaio. Não fosse e esta seria mais uma manhã de sábado de aulas de dança dos Beat Crew. No estúdio sente-se a vibe do novo espetáculo “Um Sonho de Natal”, a caminhar para a apresentação. Há confiança, determinação e entusiasmo. Ou será demasiada agitação?

“Maaaalta! É para começar.” É o terceiro aviso da professora Patrícia Mota. É preciso ordem para o ensaio começar e o horário de início das onze e meia já dançou.

Vamos aquecer rapidamente.” Ainda não, porque há surpresa para a aniversariante do dia, Patrícia Mota, também fundadora da associação com mais de duas centenas de alunos.

Cantados os parabéns, sopradas as velas, começa o ensaio. Um aquecimento ligeiro e siga a dança, neste caso com Hip-Hop, nas classes de minis, juvenis, juniores e seniores, e Contemporâneo, com a turma de juvenil. É apenas uma parte de todas as turmas que vão dançar “Um Sonho de Natal”.

No estúdio, que de repente parece encolher com tantos alunos, acertam-se passos e posições ao ritmo da batida que desperta movimentos coreografados e inspirados em diferentes temáticas para o espetáculo, como os super-heróis, ou as artes circenses. “Malta, vamos treinar entradas e saídas.”

As atuações das diferentes turmas são acompanhadas sob o olhar atento das professoras Patrícia Mota, Mafalda Morgado, Victoriana Neto e Marta Santos. Há ajustes a fazer. Afinam-se passos e ocupação de espaços. “Quem falta ali naquele espaço? Se está a faltar alguém, fecha!”

Outra vez. O reparo é devidamente assimilado pelo grupo de Hip-Hop. Contudo, há novo reparo. “Quero mais atitude! Vocês são o quê?, super-Heróis, né? Não podem estar parados! Atitude malta. E, não se esqueçam, na saída, agradecer. Ah, e se não estão a dançar, baixem-se!”

No final, treina-se uma atuação conjunta, com a frase em uníssono para a apoteose. “Os Beat Crew desejam a todos um Feliz Natal.” Fim da primeira parte.

Segue-se novo treino, tudo igual. “Mais uma vez, agora sem enganos, combinado?” Até à perfeição. Ou lá perto. Sempre com irreverência.

A Associação Beat Crew, constituída em 2022, tem o estúdio de dança no número 37 da Estrada de Palmela. Ballet, Hip-Hop, Contemporâneo, High Heels e Afrohouse são estilos de dança, com vários escalões etários, à descoberta na escola que promove o movimento como forma de expressão.