Se no século XVI era “assombrada” e no século XX tinha fama de suja e degradada, agora é procurada por todos. A Praia de Albarquel estreia-se este ano com a Bandeira Azul e Qualidade de Ouro
A Praia de Albarquel era habitada por monstros marinhos, dizia a crença popular.
O passado lendário remonta ao século XVI, quando D. Álvaro de Lencastre ali pescava horas a fio, num tempo em que os areais da Arrábida eram quase desertos.
Muito tempo depois, no século XIX, o escritor Ramalho Ortigão, no seu divertido e acutilante guia “As Praias de Portugal”, que publicou em 1876, observava que as praias pouco contribuíam para a fama de Setúbal, uma visão muito distante da atual.
Já no século XX, com a reputação de praia poluída e com escassas condições de segurança, a maior parte da população procurava outros areais da Arrábida, sendo Albarquel, junto da cidade, maioritariamente utilizada pelas classes sociais mais baixas.
Hoje, o cenário é completamente diferente. Albarquel tem, pela primeira vez, Bandeira Azul, selo de garantia ambiental, de segurança e de conforto, e Qualidade de Ouro, graças à excelência da água balnear.
Este reconhecimento é fruto da estratégia da Câmara Municipal de Setúbal de valorização das praias, com investimentos qualificadores que asseguram acessibilidade a todos.
A adoção de medidas de proteção do meio ambiente e de estímulo da sustentabilidade, como demolição de construções ilegais, instalação de equipamentos de apoio, reforço da limpeza e ações de sensibilização e educação ambiental, resultou na atribuição dos galardões a esta praia da Arrábida.
Setúbal, que, em tempos idos, possuía praias pouco exploradas, é hoje um destino de excelência, com Albarquel a mostrar qualidade Azul, a par da Figueirinha, acrescendo que as cinco zonas balneares oficiais do concelho ostentam todas, pela primeira vez, Qualidade de Ouro.
A requalificação de Albarquel prossegue com a construção em curso de um novo apoio balnear, projeto que inclui restaurante, balneários, assistência a banhistas, posto de socorros e gestão de resíduos.
De espaço temido e pouco atrativo, a Praia de Albarquel é hoje o símbolo de um futuro seguro, acolhedor e sustentável, onde a fantasia deu lugar à realidade.