Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Comércio com futuro

março 2025

O centro histórico está a preparar a resposta aos desafios dos novos modelos de consumo em resultado da evolução do mundo digital. A modernização já está a caminho com um projeto especial

 

Com uma oferta diversificada de produtos e serviços, o comércio tradicional do centro histórico de Setúbal tem sido capaz de se reinventar e adaptar-se à evolução dos tempos.

Do Troino ao Miradouro, passando pela Baixa e pelo Mercado do Livramento, há centenas de estabelecimentos onde os setubalenses se habituaram desde sempre a fazer as suas compras.

Antes do aparecimento dos grandes centros comerciais e das vendas pela internet, as lojas de vestuário e as sapatarias eram as “rainhas” da Baixa Comercial, com o atendimento personalizado num ambiente de grande proximidade com o cliente a marcar a diferença.

Ao longo dos anos, fecharam-se e abriram-se lojas e surgiram espaços com novos conceitos que dão outra dinâmica ao centro da cidade, num cruzamento entre o moderno e o tradicional.  

A capacidade de renovação do comércio local vai ser novamente testada com a implementação do projeto Setúbal Bairro Comercial Digital, em desenvolvimento, que pretende alavancar o crescimento e a qualificação do comércio local e atrair mais consumidores ao centro histórico.

Setúbal, num consórcio da Câmara Municipal com a União das Freguesias e a Associação Bairro Cool, obteve um financiamento do PRR de quase 1 milhão e 300 mil euros para o desenvolvimento de um vasto conjunto de ações de modernização que visam preparar o comércio tradicional para dar resposta aos novos desafios do consumo.

Há 848 estabelecimentos comerciais elegíveis para o projeto no centro histórico setubalense, que contempla o reforço da cobertura Wi-Fi, a criação de um Marketplace – loja online de divulgação e venda de produtos e serviços por comerciante – e a instalação de mupis multimédia para divulgação de produtos, horários e eventos, e mobiliário urbano, incluindo bancos inteligentes que permitem o carregamento de dispositivos móveis.

A criação de uma página de internet e de uma aplicação para telemóveis, o reforço da informação urbana digital incluindo roteiros de visita do património e ações de sensibilização e capacitação tecnológica de empresários e trabalhadores são outras ações a realizar.

O comércio tradicional está lançado num caminho com futuro.