Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

bastidores

Superação pessoal

março 2024

A sua zona de transição é na Praia da Saúde, onde estaciona o carro com o material. A partir dali treina natação no Sado, ciclismo na Arrábida e corrida a pé até à Mitrena. Mário Santana prepara-se para o Lidl Setúbal Triathlon

Mário Santana é um dos atletas que querem marcar presença no Lidl Setúbal Triathlon de 2024, a 14 de abril, e, como tal, há muito que iniciou o exigente treino semanal de 16 a 18 horas, tudo com o objetivo de melhorar o tempo do ano passado.

Por norma, o triatleta, que vai alinhar com o dorsal 150, treina seis dias por semana, fazendo natação e ciclismo às terças e quintas-feiras e corrida às quartas e sextas-feiras, uma hora de manhã e outra à tarde, para concentrar a maior parte do tempo de preparação ao fim de semana.

Nos fins de semana, quando treina acompanhado, chega a concentrar dez horas de treino, mas normalmente cumpre até quatro de ciclismo ao sábado e entre uma e meia e três horas de corrida no domingo.

Diz que há quem faça muito mais de 20 horas de treino semanal, dependendo “do nível do atleta e do resultado que quer atingir”. O seu objetivo “é sempre fazer melhor do que o tempo do ano anterior”.

Sendo amador e com 43 anos (escalão 40-44 anos), conjuga o triatlo com a profissão de engenheiro eletrotécnico como alguém que frequenta um ginásio ou que gosta de pintar. “Arranjamos tempo para nós como arranjamos para outro desporto ou para um hobby que tenhamos.”

Enquanto treina, o carro fica na Praia da Saúde, a sua “zona de transição”. É lá que guarda o material de treino, seja a touca ou a boia de natação, os ténis ou a bicicleta de carbono. A logística é “tremenda”.

Num dia em que, ao contrário do habitual, praticou os três segmentos, entrou na água junto das instalações do Clube de Vela do Sado e nadou um percurso de ida e volta até ao final do Parque Urbano de Albarquel. A água estava “boa”, mas a corrente era “desafiante”.

Depois foi de bicicleta até à Figueirinha, com passagem pela Rasca, seguindo-se uma pequena corrida a pé na zona ribeirinha de Setúbal. Normalmente, estes treinos seriam mais longos, o segundo dos quais num percurso até à Mitrena.

“Quando entramos na longa distância, o triatlo não é um desporto, é um estilo de vida”, afirma Mário Santana, que se preocupa em “cumprir o plano de treinos” feito com o treinador e treinar a alimentação, para que em competição não haja rejeições pelo organismo e se mantenham níveis ideais de açúcar e hidratação.

Após sublinhar as condições fantásticas que Setúbal oferece ao triatlo, a sua modalidade há 11 anos, diz que treinar e competir lhe limpa o espírito.

“Entro num estado em que sou eu, o relógio e os ténis, ou eu e a bicicleta e consigo abstrair-me das coisas e potenciar-me mais como pessoa.”

Em 2023, na sua quinta participação, o tempo de 05h08m57s nos 1900 metros de natação, 90 quilómetros em ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida deu a Mário Santana o 225º lugar absoluto, entre 588 atletas que concluíram a sétima edição do Lidl Setúbal Triathlon, na qual o belga Christophe Keyser, do Outsystems Olímpico de Oeiras, estabeleceu um novo recorde da prova, com 03h50m15s.