Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

afazer

Joia devolvida à população

novembro 2020

O Museu de Setúbal/Convento de Jesus acaba de reabrir e mostra a sua magnitude graças a uma recuperação impressionante, a segunda fase do plano de reabilitação do monumento.

É uma oportunidade para apreciar o brilho majestoso da Sala do Coro Alto, na qual as noviças passavam pelo habitual escrutínio de entrada no convento, e admirar a recuperada Sala do Capítulo, onde predomina o estilo manuelino.

As intervenções lideradas pela autarquia centraram-se, nesta fase, nas alas este e norte, nos claustros, na sala do capítulo e na igreja, com trabalhos de conservação em diversos elementos arquitetónicos e artísticos e beneficiação de redes hidráulicas e de drenagem.

Na praça, o cruzeiro do Largo de Jesus retomou a localização original para ocupar uma posição de destaque no novo desenho paisagístico, com relvado e percursos pedonais.

Nas traseiras, foi criado um parque de estacionamento com capacidade para duas centenas de lugares e procedeu-se à recuperação e iluminação do hornaveque, muro integrado na antiga linha de defesa do convento.