Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Comenda pitoresca

julho 2019

Foi praia privativa de condes e fez-se ruína, mas soube renovar-se e deu à Arrábida um sangue novo. De cara lavada para novos farnéis, o Parque de Merendas da Comenda exibe modernidade através de um projeto de requalificação encabeçado pela autarquia

 

Quando Vanda Correia era pequena, a mãe dizia-lhe “vamos ali almoçar na Comenda”. Nascida em Setúbal, em 1970, lembra-se da paisagem invejável daquele lugar a quatro quilómetros da cidade, dos verões passados na companhia do pai, da mãe, da irmã mais nova e de outros familiares que se juntavam aos churrascos nos fins de semana.

A mãe, Mariana, levava a cesta de verga e a caixa térmica com o farnel para o sábado ou o domingo dos quatro. Vanda acompanhava, ainda miúda, os pais naqueles passeios ao Parque de Merendas da Comenda.

Em tempos, no início do século XIX, aquele terreno transforma-se na propriedade privada do conde parisiense Abel Henri Armand, responsável pela construção do palácio, pensado como casa de veraneio.

Raul Lino assina a obra de arquitetura e Abel tocou-lhe com a varinha de condão, realizando as diligências necessárias para o desenvolvimento do parque anexo ao edifício.

“Um dos intentos na construção foi preservar a riqueza da flora, através da construção de um grande parque, no qual se mantinham as espécies existentes e se mandou plantar outras novas”, conta Isabel Pratas, a arquiteta responsável pelo processo de classificação da Casa da Quinta da Comenda.

Ao longo dos anos, o parque foi sofrendo a passagem do tempo. O abandono e a degradação remontam à altura da morte de António Xavier de Lima, que havia adquirido a propriedade à família Armand durante a década de 80.

O Parque de Merendas da Comenda ganha agora novas mesas e cadeiras de piquenique e churrasqueiras, através de um projeto de requalificação integrado no programa Arrábida Sem Carros, da Câmara Municipal de Setúbal.

Além da substituição integral do mobiliário urbano, a requalificação engloba a criação de um novo passadiço, zona de estacionamento, instalações sanitárias, parque infantil e quiosque com esplanada.