Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Educação com frutos

janeiro 2025

O espaço onde hoje está a EB Barbosa du Bocage era, em tempos idos, ponto de convergência de quintas de laranjas da Várzea. A autarquia dá-lhe agora novos frutos. Já está em construção o novo centro escolar

 

Um novo centro escolar está a nascer em Setúbal, resultado da ampliação e adaptação da EB Barbosa du Bocage, cujo recinto recebe um novo edifício, adicionando as componentes de 1º ciclo e pré-escolar aos atuais 2º e 3º ciclos.

Complementada com um pavilhão polivalente para atividades desportivas e recreativas, o equipamento alberga ainda novos espaços de aprendizagem e recreio, em recinto adaptado e com estrutura verde reforçada.

Na génese da construção da infraestrutura está o compromisso contínuo e a estratégia da Câmara Municipal de melhorar a qualidade de vida das populações nas diversas áreas.

A EB Barbosa du Bocage, antiga Escola Preparatória do Bocage, abriu as portas à comunidade escolar em 1972, em terrenos outrora ocupados por algumas das mais relevantes antigas quintas de laranjas. São os casos das quintas do Paraíso, do Quadrado, de Santo António e da Albardinha.

Esta última quinta constituía, no início do século XIX, propriedade de José António Pacheco Monteiro, passando seguidamente a pertença da filha, Maria Rita Pacheco, que viria a casar-se, em segunda união, com o conhecido médico António Rodrigues Manito.

Já depois do 25 de Abril de 1974, a escola começou a desfrutar de reconhecido mérito. No ano seguinte, no campo de jogos escolar, o realizador alemão Peter Lilienthal filmou uma parte da longa-metragem “Es herrscht Ruhe im Land”, em português “Reina a tranquilidade no país”.

Para transformar a escola do 2º e 3º ciclos em centro escolar com valências de pré-escolar e 1º ciclo, o recinto da EB Barbosa du Bocage começou a ser alvo de obras em outubro.

Ao todo, são 5 milhões, 359 mil e 890 euros, com financiamento comunitário garantido por via de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e algum investimento da autarquia.

A escola terá oito salas de aula para o 1º ciclo, três salas de atividades para ensino pré-escolar, refeitório, cozinha, salas de informática, de expressão plástica, de professores, de pessoal não docente e de apoio.

Haverá, ainda, duas salas de prolongamento para o ensino pré‐escolar e para o 1º ciclo/biblioteca.

É Setúbal, Cidade Educadora a dar frutos.