Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Liberdade para saber

julho 2024

A Universidade Sénior de Setúbal continua a despertar o interesse em aprender sempre. A recente ampliação das instalações, graças a um investimento municipal, e a criação de uma horta pedagógica adicionam novas dinâmicas

A primeira declaração de Arlindo Mota antecipa a filosofia da universidade criada há vinte anos. “A caligrafia é uma arte centenária. Graças ao computador e ao telemóvel, desaprendemos de escrever.”

O também professor preside a Universidade Sénior de Setúbal, onde está praticamente desde a sua fundação. “É a determinação de aprender ou reaprender que traz centenas de formandos todos os anos.”

No final do ano letivo, não há notas nem diplomas. Há docentes, alunos e uma missão bem definida: contribuir para o envelhecimento ativo, promover o ensino ao longo da vida e proporcionar a quem a procura formas agradáveis de aproveitamento dos tempos livres.

No Jardim do Bonfim, a UNISETI disponibiliza um amplo leque de disciplinas teóricas e práticas em que qualquer pessoa com mais de 50 anos se pode inscrever, como História das Artes Visuais, Filosofia, Espanhol, Fado, Ioga e Pintura, entre mais de três dezenas de opções formativas.

A atividade da UNISETI passa também pela organização de conferências, lançamento de livros, visitas turístico-culturais, por uma Universidade de Verão e pelo projeto Cine Maior Idade, criado com o objetivo de fomentar o gosto pelo cinema e o convívio entre alunos e professores.

Quando foi fundada, em 2003, com a denominação de Universidade Setubalense da Terceira Idade, existia uma dezena de docentes.

Quando foi fundada, em 2003, contava apenas uma dezena de docentes, mas hoje tem cerca de meia centena, “todos especializados nas diferentes áreas, em regime de voluntariado, sem qualquer retribuição que não a motivação dos formandos e das pessoas envolvidas”.

Dos Paços do Concelho, veio o apoio financeiro que concretizou o sonho da ampliação da universidade, integrada harmoniosamente na paisagem verde que a rodeia, cumprindo o duplo objetivo de proporcionar melhores condições de ensino e de valorizar o espaço público. Em breve, terá uma horta pedagógica e sustentável.

“Mais do que uma escola de saberes, a UNISETI é um lugar privilegiado de relacionamento”, diz Arlindo Mota. “Partilham-se experiências e expectativas, criam-se verdadeiros amigos e desenvolvem-se os afetos. Quando estamos juntos, há mais luz.”