A natação recreativa ocupa lugar de destaque na atividade desportiva da Piscina Municipal das Palmeiras. A modalidade está disponível todos os dias da semana, em horários livres
A saúde e o lazer dão impulso às braçadas de Nuno Maurício na Piscina Municipal das Palmeiras. Para este utilizador, na vertente recreativa, a natação é prática indispensável no quotidiano. “Ajuda a moderar o corpo e a trabalhar a mente.”
Está na água, pelo menos, duas vezes por semana, quase sempre de manhã, bem cedo. “É a altura de que mais gosto, mais calma. Quando não é possível, adapto. Não estou preso a um horário. É a vantagem da flexibilidade dos tempos livres de natação”, diz o mediador de seguros.
Do check in na receção do equipamento desportivo que, desde dezembro, é gerido pelo município, ao balneário para se equipar, passam pouco mais de cinco minutos. Calções, chinelos, touca e óculos são imprescindíveis. E, no caso de Nuno Maurício, um leitor de música e auscultadores.
“A música é essencial para marcar o ritmo, com sonoridades para um treino mais relaxado ou intenso. Tudo depende da disposição”, refere o nadador recreativo de 48 anos, antes de entrar na pista cinco para fazer os três quartos de hora de natação do dia.
Alongamentos de aquecimento feitos, fones colocados e salto para piscina para as primeiras braçadas, as quais mudam entre os vários estilos.
A dimensão e a luminosidade da Piscina Municipal das Palmeiras são aspetos que agradam a Nuno Maurício no equipamento desportivo que, além da natação recreativa, conta com escola de natação, com aulas para diferentes escalões, de bebés a adultos.
A piscina recebe ainda, entre outras, aulas de hidroginástica, e é utilizada pelo Clube Naval Setubalense, que ali dinamiza a vertente de competição.
Mais informações sobre os horários e preços das atividades no equipamento desportivo municipal, com renovações e inscrições para a época desportiva 24/25 a decorrer em julho, pelos contactos 265 247 328, 265 249 678 e piscina.palmeiras@mun-setubal.pt.