Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Museus próximos

maio 2024

O Serviço Educativo dos Museus Municipais de Setúbal, que já completou 40 anos, pretendia aproximar as pessoas do principal monumento, o Convento de Jesus. Hoje, é um dos maiores promotores do património cultural setubalense

Idealizado após o 25 de Abril e criado no ano letivo de 1982/1983, o Serviço Educativo dos Museus Municipais de Setúbal tinha como ideia inicial atrair os setubalenses e a população em geral a visitar o Museu de Setúbal/Convento de Jesus e dar a conhecer as coleções aí existentes.

Visitas às escolas, com uma maleta pedagógica, de modo a fornecer informações respeitantes às relíquias existentes no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, foi o que se seguiu, dando forma a um programa educativo ainda nos primeiros passos.

Além de réplicas de pinturas existentes no museu, a maleta continha uma série de jogos educativos, puzzles e documentos, que constituíam preciosos auxiliares para os professores, no planeamento, organização e desenvolvimento do processo de aprendizagem.

Após o trabalho preliminar na aula, as crianças e jovens realizavam visitas de estudo ao espaço museológico com o objetivo de solidificar conhecimentos e contactar com o espólio que estudaram.

Com o passar do tempo, construíram-se muitas outras maletas pedagógicas subordinadas a várias temáticas e utilizadas por escolas e instituições.

Uma das atividades mais marcantes da história do serviço foi o projeto “História ao Vivo”, que, em 1988, deu a conhecer a mais de cinco mil pessoas o Forte de S. Filipe.

No final da década de 80, o serviço educativo encara o património da cidade como um museu aberto, com visitas guiadas a vários pontos de interesse do espaço público, como o centro histórico e a lota.

Hoje, as atividades desenvolvidas pelo serviço continuam a estabelecer uma relação viva entre o património e o público, através da emoção, da reflexão e da criatividade, de que são exemplos as visitas que promovem a interação com as coleções das exposições permanentes do Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Há ainda os projetos “Da Lota ao Mercado”, “Luísa Todi apresenta-se”, “Vem conhecer a poesia de Bocage”, “Caça ao Retábulo” e “Hábitos Conventuais” e são também realizadas visitas guiadas ao centro histórico e aos equipamentos municipais para todos os públicos.

Todas as atividades são gratuitas e estão sujeitas a marcação prévia pelo contacto 917 771 214 ou pelo endereço servico.educativo.museus@mun-setubal.pt.