Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

A Bela Adormecida
compasso

A Bela Adormecida

setembro 2024

Composta por Tchaikovsky, (Op.66), em 1889 e coreografada por Marius Petipa, estreou em S. Petersburgo, no Teatro Mariinsky, a 15 de Janeiro de 1890.

O foco do bailado está nas duas principais forças: do bem, a Fada Lilás, e do mal, Carabosse. Cada uma tem um leitmotiv, servindo como um fio condutor importante, até que, no Ato Final, rompe completamente com os dois motivos, colocando o foco nos personagens individuais das várias danças da corte.

O Prólogo inicia com o batismo da Princesa Aurora. São convidadas seis fadas, onde cada uma traz como presente uma virtude, como beleza, coragem, doçura. A fada mais poderosa, a Fada Lilás, chega, mas antes que possa conceder o seu presente, a fada malvada Carabosse chega furiosa, porque não recebeu o convite.

Lança uma maldição: Aurora realmente crescerá e se tornará uma jovem linda, mas no dia em que fizer dezasseis anos picará o dedo num fuso e morrerá. Embora não tenha poder suficiente para desfazer completamente a maldição, a Fada Lilás altera-a, permitindo que o fuso cause um sono tranquilo de 100 anos, em vez da morte. No final, será acordada pelo beijo de um belo Príncipe.

Ato I – Os quatro noivos da Princesa Aurora

É o dia do décimo sexto aniversário da Princesa Aurora. É apresentada a quatro pretendentes, onde executam o famoso Rose Adagio. Um estranho encapuçado aparece e oferece um presente: um fuso. Como previsto, ela pica o dedo e desmaia.

Ato II, Cena I – A caçada do Príncipe Désiré

Cem anos depois, o Príncipe Désiré participa numa caçada. Na floresta, encontra a Fada Lilás, que o escolheu para despertar Aurora. Carabosse faz uma última tentativa de cimentar a sua maldição, mas a Fada Lilás e o Príncipe conseguem derrotá-la.

Ato II, Cena II – No Castelo da Bela Adormecida

Já dentro do castelo, Désiré acorda Aurora com um beijo. O Príncipe propõe a princesa em casamento.

Ato III – O casamento de Désiré e Aurora

O casamento, onde personagens de contos de fadas estão presentes, como o Gato das Botas, o Gato Branco, a Princesa Florine, o Pássaro Azul, entre outros. Aurora e Désiré executam um grande Pas de Deux. Casam-se, com a bênção da Fada Lilás.

Sónia Ribeiro

Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança