Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Homem com luva
ver

Homem com luva

julho 2023

Ticiano viveu muito tempo e pintou imenso, desde pequenos quadros, apenas com uma figura, a outros enormes, com complexas e dinâmicas composições com várias personagens. As suas qualidades e capacidade de trabalho fizeram dele um pintor muito requisitado, tanto em Itália como fora dela. O realismo dos seus retratos psicológicos ombreia com as suas grandes telas de temática religiosa, alegórica ou mitológica.

Mais de noventa por cento da área do quadro Homem com luva é negra: o fundo, neutro, é castanho-escuro; um casaco largo oscila entre tons de cinzento, como que rematado por uma larga gola, quase preta; o cabelo é, também, muito escuro. Grosso-modo, a luz emana do triângulo formado pelas mãos e pelo rosto.

Esse triângulo tem em baixo a mão direita, nua, com o indicador estendido. A outra mão está enluvada e segura a luva que falta na esquerda. O rosto moreno surge no topo da abertura da camisa. Punhos e colarinho terminam em folhos brancos. É a camisa, de facto, o elemento que dá mais luz ao quadro. Em termos de claro-escuro, este quadro antecipa a pintura barroca em três quartos de século.

É quase impossível que o olhar do espetador não se movimente nesse triângulo: do rosto para a mão nua, como que dirigido pela abertura da camisa, em forma de lâmina de punhal; desta mão para a enluvada, pela proximidade e pelo contraste que apresentam; e daqui de volta ao rosto, eventualmente focando-se nos olhos do retratado. O sentido da leitura pode ser o inverso, e pode também acontecer que o olhar oscile mais num segmento, como aquele que liga as duas mãos, por exemplo.

O retratado é um homem jovem, de cujo rosto sobressai um bigode ainda ralo, de pelos finos. O seu rosto emana tranquilidade, mas o olhar bastante lateralizado confere-lhe um ar algo enigmático. A roupa que veste não é exuberante e as luvas de peliça denotam já algum uso. A avaliar pelo anel e pelo colar com corrente de ouro e pedras coloridas, terminando numa pérola, este jovem poderá ser de família burguesa em ascensão. E o que fará ele? Talvez seja escultor, ou aprendiz, a julgar pelo bloco de pedra onde apoia o cotovelo esquerdo.

 

António GalrinhoArtista plástico

 

Multimédia0