Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Alvo
ver

Alvo

maio 2023

A pintura do séc. XX é marcada por movimentos que oscilam entre o figurativo e o abstrato, tendo em comum o inconformismo e o experimentalismo. São movimentos que procuram linguagens próprias, rejeitando abordagens narrativas, tidas por ultrapassadas.

Baseando-se em contos populares e na vida real, os quadros de Paula Rego mostram que também as narrativas, quase ausentes da pintura moderna, podem ser vanguardistas. Aliás, quando ela representa figuras com diferentes escalas, em função da relevância hierárquica, vai à Idade Média. Ao voltar atrás dá um salto em frente e traz de volta os quadros que contam histórias.

No que à presença da mulher diz respeito, a sua obra não tem estereótipos de beleza ou erotismo. Foca-se, isso sim, nas mulheres que são alvo de incompreensão, indiferença, desrespeitos e injustiças, fruto de valores caducos e atitudes repressivas.

O aborto, o assédio, a secundarização da mulher na sociedade e o sofrimento solitário que daí advêm são temas fortes da sua pintura. E ela sabe bem do que fala, pois também fez abortos e sofreu o que muitas outras sofreram e sofrem.

As personagens dos seus quadros costumam ser dinâmicas, mas no Alvo está apenas uma mulher, estática, de meia-idade e de costas, num espaço fechado. O chão é cor de carne, a cortina de fundo é negra (será a cor da alma desta mulher?), a almofada onde está ajoelhada tem linhas vermelhas que sugerem partes do corpo feminino: nádegas, mamas e genitais; e marcas de sangue.

O vestido, branco com padrão de linhas azuis, dá pelo meio das coxas, está desabotoado atrás, expondo parte das costas e mostrando o fecho do sutiã, branco. Os joelhos ligeiramente afastados criam tensão na pouca roda do vestido, provocando pregas junto das nádegas, que dão algum realce ao traseiro. O cabelo preso em carrapito por uma mola expõe-lhe o pescoço, mas isso não lhe confere sensualidade. As plantas dos seus pés têm a sujidade de quem andou descalça, por ali ou algures.

A mulher tem as mãos nos ombros, sobre as alças do vestido, num gesto parado que não revela intenção de o tirar. Ela é um alvo. Mas de quê? Que falhas terá cometido e a que castigo vai ser sujeita?

 

António GalrinhoArtista plástico

 

Multimédia0