Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Raízes
compasso

Raízes

novembro 2019

Parti de Portugal em 1977 à procura do meu futuro que fui encontrando em vários locais. Primeiro em Portugal com Berta da Nóbrega (minha avó materna) e Campos Coelho, depois em Portugal e Estados Unidos da América com Sequeira Costa, breve passagem por Portugal com Jorge Moyano e França com Aldo Ciccolini, Géry Moutier e Bruno Rigutto. Depois de duas décadas nos EUA, foi altura de me mudar para Inglaterra onde vivi até 2017. Aí construí verdadeiramente a minha família e a minha carreira.

A certa altura comecei a sentir o peso de ser o eterno estrangeiro. Apesar de ter vivido em Inglaterra duas décadas e de lá ter construído a parte mais relevante da minha vida, devo confessar que foi o país onde mais senti o ser estrangeiro…

Voltar para Portugal, uma coisa que eu teria tantas vezes jurado que nunca aconteceria? Voltei sim! Reencontrei tantos amigos! Olga Prats, António Victorino d’Almeida, Elisa Lamas, Jorge Moyano, Miguel Henriques, Paula Aresta, Irene Lima, Manuela Gouveia, Carolina Matos, Reinaldo Francisco, André Cunha Leal, João Pereira Bastos, Elisabete Matos…

Criei novas raízes no meu repertório musical. Obras do próprio António Victorino d’Almeida, Fernando Lopes-Graça, Armando José Fernandes, Jorge Croner de Vasconcelos, Vianna da Mota, Alfredo Napoleão, Hernâni Torres, Óscar da Silva, Rey Colaço, João Domingos Bomtempo, Sousa Carvalho e Carlos Seixas entre outros! Toquei-os não só em Portugal, mas no estrangeiro onde são tragicamente pouco conhecidos…

Num país com uma apreciação e noção de música tão subdimensionada, é notável a quantidade e qualidade da nossa produção de música erudita! O tesouro desrespeitado que, todavia, temos para entregar aos nossos jovens! A dedicação e empenho que os meus colegas portugueses têm em não deixar perder esse património importantíssimo!

Vir a Setúbal partilhar esse legado imperdível dá-me imensa felicidade, a convite dum grande amigo, João Pereira Bastos, numa sala com o nome da grande Luísa Todi para o meu querido público desta cidade tão importante! É bom ter raízes em Portugal.

 

Artur Pizarro

Pianista concertista, professor-adjunto convidado da Escola Superior de Música de Lisboa