Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

bastidores

O outro lado do espelho

janeiro 2024

A companhia de teatro GATEM – Espelho Mágico tem agora casa própria, cedida pela Câmara de Setúbal, para desenvolver as artes cénicas. No novo espaço já se prepara o IV Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família

Há uma nova casa de artes cénicas em Setúbal. É um espaço de cultura, de produção criativa e de partilha com a comunidade. Fica no Bairro da Bela Vista e dá casa própria à GATEM – Espelho Mágico, que prepara nova edição do Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família.

Com quase três décadas de atividade ininterrupta, a companhia setubalense tem agora quartel-general no número 6 da Rua da Figueira Grande, num espaço cedido, requalificado e adaptado pela Câmara de Setúbal, no âmbito da estratégia municipal de apoio ao movimento associativo. 

Entre os dois imóveis que fazem o novo Centro Artístico Fernando Guerreiro, em homenagem a um dos fundadores do Espelho Mágico, espaço não falta. Há salas de ensaio, de arrumação de cenários, de guarda guarda-roupa e zonas de acolhimento para a dinamização de oficinas de expressão dramática.

“Queremos que esta seja uma estrutura viva, ao serviço da comunidade”, afirma a diretora artística da companhia de teatro, Céu Campos.

A instalação no novo espaço, inaugurado no final de novembro, está longe de ficar terminada. “Falta tempo para fazer tudo ao mesmo tempo.”

Depois de anos em “casas emprestadas”, a GATEM tem agora um espaço “com todas as condições” para desenvolver o teatro e servir a população, colaborando em particular com a comunidade local. “Queremos também que este seja um espaço de aproximação, pelas artes, da cidade à Bela Vista.” 

Outra das ambições é criar um espaço de comunicação para acolher, entre diversas iniciativas, o espólio de Fernando Guerreiro, que fundou em 1995, juntamente com Céu Campos e Ricardo Cardoso, a companhia, que teve génese em projetos de comunicação cultural difundidos na rádio.

Entretanto, porque o espetáculo não para, está a preparação, em parceria com a Câmara, da quarta edição do Bambolinices – Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família, o qual decorre entre 2 e 11 de fevereiro, com perto de dezena e meia de espetáculos e oficinas cénicas.

Centro Artístico Fernando Guerreiro e Fórum Municipal Luísa Todi são os palcos privilegiados da iniciativa, com atividades também no espaço público.

Há novidades, ainda em segredo. O objetivo mantém-se. “Teatro de qualidade para todos os públicos e divulgar projetos artísticos menos conhecidos.”

O anfitrião Espelho Mágico tem lugar de destaque na programação com as mais recentes produções, “Pinóquio”, “A Dama e o Vagabundo” e o “Principezinho”, apresentado numa versão de bolso, mais compacta, a que se juntam espetáculos de companhias nacionais e internacionais.

Às três edições do Bambolinices já realizadas desde 2018, juntam-se 41 produções cénicas, algumas premiadas, realizadas ao longo de 28 anos pela GATEM – Espelho Mágico.