Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Arte para levar

março 2024

A sustentabilidade artística é o nome do meio do Make & Take. O estúdio é de Ana Bohane, que encontrou em Vila Nogueira de Azeitão a paz para a criação e exploração criativa.

No espaço, que também é loja, há peças únicas em venda e exposição, oficinas de arte para todas idades e muita amizade.

“A ideia é dar a oportunidade às pessoas para fazer arte, criações pessoais que depois podem levar para casa”, revela sobre os ateliers promovidos no espaço. Há tricot, pintura e cerâmica, entre outros. “A coisa flui. Deixamos também à vontade de quem nos procura.”

Mas, sempre, com sustentabilidade.

O gosto pelos trabalhos manuais vem dos tempos em que visitava, ainda criança, feiras de artesanato em Cascais e Lisboa. “Sempre me fascinou”, revela Ana Bohane, 44 anos, que, depois de duas décadas em Inglaterra, voltou com a família para Portugal para assentar arraiais em Azeitão, vai para mais de dois anos.

Em Vila Nogueira, encontrou o antigo Cinema Vitória Azeitonense, reabilitado por um projeto privado com novas valências de promoção artística e cultural, para criar um espaço com peças únicas, expostas em móveis descombinados. “É um caos organizado. Mas, há conexão.”

Peças decorativas, entre candeeiros, quadros e taças, produtos de beleza naturais, gomas de chá e infusões e artigos de bijutaria, como brincos e colares estilizados a partir de garrafas de plástico, são alguns dos produtos à descoberta no Make & Take.

Além do artesanato, há workshops temáticos sustentáveis, um pop up market mensal com artistas locais e que também expõem no estúdio e as mindfull chats, conversas terapêuticas para falar das artes e mais algumas coisas, porque, diz Ana Bohane, “arte é bem-estar”.

------------------------------------------------

Make & Take

Rua José Augusto Coelho 83-85makeandtake_portugal (Instagram)

 

  • O estúdio, aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, é um dos espaços instalados no antigo Cinema Vitória Azeitonense.
  • Candeeiros feitos de papel de jornal, cerâmicas em técnica japonesa Nerikomi e brincos em crochet são algumas das peças em exposição e venda.
  • Os ateliers, reservados para os sábados, são dinâmicos e permitem que crianças e adultos explorem diferentes expressões e técnicas artísticas.
  • No último sábado do mês realiza-se um pop up market no qual artistas e artesãos mostram as suas obras e executam trabalhos ao vivo.