Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Laços ibero-americanos

maio 2019

As memórias e as marcas históricas dos laços que unem a Península Ibérica ao continente americano estão espalhadas por várias cidades e Setúbal não é exceção.

No longínquo século XV, Portugal e Espanha disputavam entre si a posse das terras já descobertas, sobretudo na costa africana, mas também dos territórios ainda desconhecidos no Atlântico.

A situação agravou-se quando Cristóvão Colombo, julgando-se a caminho da Índia, chegou à América, em 1492, o que levou os monarcas portugueses e espanhóis a procurarem um entendimento. O acordo ficou consagrado no Tratado de Tordesilhas, ratificado por D. João II, a 5 de setembro de 1494, no Convento de Jesus, em Setúbal.

Em homenagem aos homens que conduziram expedições além-mar durante a época dos Descobrimentos, há um monumento ao navegador que, simbolicamente, aponta para o mar na direção das terras descobertas, muitas delas no continente americano.

É do outro lado do Atlântico, em Salvador da Baía, Brasil, que há um templo católico com uma ligação especial a Setúbal. A famosa Igreja de Nosso Senhor do Bonfim foi construída para albergar uma réplica da imagem religiosa que foi levada da setubalense Capela do Bonfim para Terras de Vera Cruz.

E porque a gastronomia também dá a conhecer a história e a identidade dos povos, os setubalenses podem encontrar um pedaço do México na Rua Praia da Saúde, no restaurante El Chupa Cabra.

Convento de Jesus
Convento de Jesus Convento de Jesus

No século XV, Portugal e Espanha dividiram entre si as terras “descobertas e por descobrir” através do famoso Tratado de Tordesilhas. O documento foi ratificado pelo Rei D. João II, a 5 de setembro de 1494, numa cerimónia realizada no Convento de Jesus.

O Navegador
O Navegador O Navegador

Os navegadores portugueses comandaram expedições que deram a conhecer novos mundos ao mundo, incluindo o continente americano. Na Praia da Saúde, é feita a justa homenagem com o monumento ao navegador que aponta na direção das Américas.

Capela do Bonfim
Capela do Bonfim Capela do Bonfim

Uma réplica da imagem do Senhor do Bonfim existente na capela setubalense foi levada para a cidade brasileira de Salvador da Baía, em 1745, o que originou a construção da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, uma das mais relevantes do continente americano.

Restaurante
Restaurante Restaurante

A gastronomia mexicana está bem representada no restaurante noturno El Chupa Cabra, na Rua Praia da Saúde. Tacos, quesadillas e nachos não faltam no cardápio do estabelecimento, que também funciona como bar, com a tequilha como bebida rainha.