A arte urbana ocupa lugar de destaque em Setúbal, graças à qualidade de vários artistas, que espalham a suas obras no espaço público, inspiradas em diferentes motivos.
Um dos trabalhos mais recentes saiu da irreverência e originalidade de Vhils, para um anúncio da nova temporada da série “O Recruta”, da Netflix, que incluiu o recurso a explosivos, filmado num armazém desativado do Imapark, onde a obra se encontra, com acesso condicionado.
Já Nuno Saraiva deixou a sua assinatura junto do rio Sado num mural que reinterpreta a cidade de antigamente com base em fotografias de Américo Ribeiro, no âmbito das comemorações do centenário do Porto de Setúbal.
Outro dos últimos murais feitos em Setúbal é de SAMINA e está na fachada da antiga Casa do Povo, em Vila Nogueira de Azeitão, com um retrato de Sebastião da Gama acompanhado poemas e imagens com a amada Joana Luísa.
No Jardim Grito dos Pescadores, no Bairro Grito do Povo, é possível encontrar um trabalho de Sofia Camacho, que libertou a criatividade numa obra alusiva à identidade e às memórias locais.
Para esta zona da cidade estão programadas mais quatro intervenções de arte urbana, numa parceria do município com a Associação Faísca Voadora, ao abrigo do PRR, Comunidades em Ação, candidatura “Sem Âncoras” OIL – Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal, Coesão Socio-Territorial Através das Margens.