O terceiro mês do ano pulsa com um ritmo de maior dinamismo, a pensar nos jovens. Março é sinónimo de juventude, mas ao longo do ano há todo um fervilhar de atividades, em diferentes lugares, que permite à juventude ter uma voz ativa e participativa no território.
A Casa do Largo tornou-se, desde há muitos anos, ponto de encontro de uma juventude inquieta que ali encontra vários serviços, áreas para formação, criação, divulgação e organização dos mais variados eventos, assim como uma Pousada da Juventude moderna.
Na Algodeia, o Skate Parque de Setúbal é meca para os mais radicais, com zonas técnicas que simulam diferentes elementos urbanos, como escadas, muretes, corrimões e rampas, incluindo uma bowl, uma espécie de bacia para treinar movimentos convexos.
Já o Parque da Juventude, na Gâmbia, assume-se enquanto espaço primordial de ligação dos mais jovens com a natureza, com várias atividades, em particular no verão, nomeadamente campos de férias, como a iniciativa municipal FlaminGo Camp.
A harmonia com a natureza também é fomentada no YMCA Camp Alambre, no coração da Serra da Arrábida, em atividades que despertam os sentidos e sensibilizam para as preocupações ambientais, não apenas de jovens, mas do público em geral.
Estes são alguns dos lugares para a juventude existentes numa cidade e num território ativo, no qual os mais novos têm sempre uma palavra a dizer.