A memória de mulheres e homens de Setúbal que marcaram a região e o país pelo seu legado cívico, cultural ou social está perpetuada no concelho numa rota de estátuas que conta parte da identidade setubalense.
Singular, numa figura gentil a olhar o Sado, rio sobre o qual escreveu um dos seus mais conhecidos sonetos, assim é representado Bocage na escultura com 12 metros de altura, erigida na praça dedicada ao poeta.
Nas letras, a cidade homenageia ainda personalidades marcantes como o poeta brasileiro Olavo Bilac, com um busto na Praça do Brasil, ou António Maria Eusébio, o Calafate, figurado numa escultura no Parque do Bonfim.
Já no rossio de Azeitão, perdura a memória de Sebastião da Gama, num monumento esculpido a partir de uma fotografia do poeta e professor a olhar a Arrábida.
À cantora lírica do século XVIII Luísa Todi foi dedicada a glorieta localizada na avenida homónima, enquanto o pintor naturalista João Vaz está eternizado num busto na Praça Teófilo Braga.
No Largo da Fonte Nova, no típico Bairro do Troino, ressalta o tributo a Mariana Torres, operária conserveira assassinada durante uma manifestação por melhores condições de trabalho, numa peça escultórica composta por um rosto de uma mulher com os olhos vendados.
Estas são sete figuras de renome, todas naturais de Setúbal. Há muitas outras cujas vidas e obras podem inspirar passeios pela cidade.