As clássicas provas de vinhos e visitas às adegas são complementadas pelos sabores dos queijos e tortas de Azeitão e dos enchidos ou por visitas a monumentos, exposições de arte, atividades em contacto com a natureza e, nalguns casos, pela oferta de alojamento por parte dos produtores vinícolas do concelho de Setúbal.
O vinho pode ser apenas um argumento para toda uma experiência sensorial – do paladar ao olfato, da visão à audição e ao tato. Eis alguns exemplos.
Na Casa-Museu da José Maria da Fonseca, empresa fundada em 1834 em Azeitão, o visitante fica a conhecer a história da produtora e viaja pelas antigas adegas, onde estagiam os vinhos e repousam os mais antigos moscatéis de Setúbal, alguns dos quais centenários.
Ainda em Azeitão, a Bacalhôa Vinhos de Portugal propõe visitas ao Palácio da Bacalhôa, uma joia arquitetónica inserida numa quinta com cinco séculos que pertenceu à família real portuguesa, e à Bacalhôa Adega Museu, na qual se juntam história, vinho, natureza e arte.
Na Quinta de Catralvos também é possível provar vinhos, bem como os afamados queijos e tortas de Azeitão, podendo-se ainda visitar a adega e ficar a conhecer o processo de produção e a mais moderna tecnologia de trabalhar a vinha e o vinho.
Em pleno Parque Natural da Arrábida, a Quinta de Alcube possui um solar do século XV, a capela museu de São Macário, o Museu da Vinha e do Vinho e a Capela do Alto das Necessidades. Proporciona passeios, visita à adega, provas de vinhos acompanhados por queijos e enchidos e alojamento.