Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Murais com sorriso

novembro 2020

A cidade é tela de arte urbana. Manifestações criativas, muitas reveladoras de traços da identidade e memória setubalenses. Desafiam olhares e despertam sentimentos. Embelezam e também comunicam. Uma galeria pintada a várias mãos, entre as quais as de Smile.

A mais recente obra deste artista, de nome Ivo Santos, é revelada num túnel da estrada de acesso às praias setubalenses, o terceiro de um conjunto por ele intervencionado com temas de fauna, flora e desportos da Arrábida.

À entrada de Setúbal, vindo de Azeitão pela Estrada Nacional 10, um extenso mural dá as boas-vindas em espaço público requalificado, enquanto na Alameda das Palmeiras uma menina mascarada partilha sonhos de criança.

Já a Casa do Largo é um mural à juventude, em pintura que ocupa uma área de mais de 160 metros quadrados. A estes juntam-se, entre outros, trabalhos no pátio interior da Casa da Baía e em várias escolas do concelho.

A assinatura aos estilos realista e ultrarrealista deste artista está espalhada pela cidade, em exposição permanente e com vários protagonistas, entre os quais o coletivo setubalense Explicit Citizens e GonçaloMAR.

Estes e outros trabalhos, encomendados pela Câmara Municipal para reforço da atratividade e embelezamento urbano, estão à espera de serem descobertos, em galeria a céu aberto, gratuita, aberta a qualquer hora e durante todo o ano.

TUNEL
TUNEL TUNEL

O melro-azul, a coruja-das-torres, o falcão-peregrino, a raposa e o toirão são alguns dos animais representativos da biodiversidade da Arrábida retratados no mural com setenta metros de comprimento e cinco de altura que embeleza mais um dos túneis da EN10-4.

ENTRADA
ENTRADA ENTRADA

O extenso mural com 330 metros pintado no requalificado espaço público da EN10, à entrada de Setúbal, faz uma homenagem aos pescadores típicos de Setúbal e partilha a biodiversidade da Arrábida ao incorporar imagens da fauna local, caso da raposa.

ALAMEDA
ALAMEDA ALAMEDA

Uma criança, vestida com uma fantasia em tons de roxo, acena a partir de uma empena com 12 metros de altura da Alameda das Palmeiras, bairro da zona da Bela Vista. O mural integra o conjunto de outros trabalhos criados num festival de arte urbana.

CASA
CASA CASA

O edifício dedicado à juventude, instalado no Largo José Afonso, é uma imensa tela de arte ao juntar murais de diferentes inspirações. Entre formas geométricas que definem elementos menos convencionais, saltam à vista apontamentos de atividades desportivas.