Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Pietà
ver

Pietà

março 2020

Domenikos Theotokopoulos nasceu em Creta, onde se iniciou na pintura. Com cerca de 26 anos vai para Itália (Veneza e Roma), onde aperfeiçoa a sua técnica. Nove anos depois instala-se em Espanha (Toledo), onde produz as suas muitas e surpreendentes obras de maturidade. Ficou para a História como El Greco.

Multimédia0

Certamente o seu percurso singular o terá ajudado a construir uma estética tão própria, que se carateriza por uma luz intensa, um forte colorido, corpos alongados e dinâmicos, assim como composições algo inusitadas. A opção por pinceladas largas e soltas e o desprezo pelo registo de detalhes tornaram-se mais evidentes nas suas últimas obras.

Pietà é uma encantadora obra do período de transição para a última fase. A composição é cuidada, a cor e a luz são intensas e vibrantes, mas o pincel já não se perde em detalhes, sobretudo nas roupagens, que apresentam pregas escultóricas mas irrealistas, e no fundo, que é praticamente neutro.

Um pedaço da base da cruz está por trás, ao centro, e a partir dele gera-se uma composição vagamente simétrica. Não há linhas de estrutura particularmente dominantes. É o corpo de Cristo que concentra e consolida a estrutura compositiva. Predominam as cores frias e neutras, que conferem um ambiente noturno à cena.

Cristo acabou de descer da cruz. Está acompanhado por S. José e pela Virgem Maria, que o amparam, e por Maria Madalena, que surge de cabelo solto. Repare-se na delicadeza dos gestos das mãos e na cumplicidade dos olhares. Cristo está morto, mas a cena não está registada em tom de lamentação. Não há sofrimento nos rostos nem tensão nos gestos, mas serenidade e compaixão.

Acabada de ser retirada, a coroa de espinhos está no chão. Veem-se nos ombros e no peito gotas de sangue que lhe escorreram da cabeça. As cinco chagas estão muito explícitas e carnais. O corpo de Cristo parece gelado de morte, mas o seu rosto é o de quem dorme. Deitado no colo de sua mãe, sobre o manto azul, faz lembrar quando esteve deitado nas palhas depois de nascer. Curiosamente, a composição lembra vagamente a de um presépio.

 

 

António GalrinhoArtista plástico