Pedro Augusto Almeida (Realizador), Henrique Santos (Morador Bairro SAAL, Casal das Figueiras), Albérico Afonso Costa (Historiador e Investigador) e Lia Antunes (Arquiteta e Investigadora) falarão sobre a história do bairro do Casal das Figueiras, em Setúbal, o maior bairro construído no âmbito do Serviço de Apoio Ambulatório Local (SAAL).
Iniciativa revolucionária do pós-25 de Abril que procurou dar resposta à grave crise habitacional em Portugal através da participação ativa das populações.
Inspirado em experiências de organização coletiva na América Latina, o processo SAAL que assentava na colaboração entre moradores, técnicos e autarquias.
“Era Tudo Lama”, documentário ainda em produção, procura resgatar a memória desse processo e compreender o seu impacto no presente, cruzando investigação histórica com entrevistas a moradores e técnicos envolvidos, imagens de arquivo e registos contemporâneos do bairro.
Mais do que um retrato nostálgico, o filme interroga o legado do SAAL e o modo como a experiência de organização coletiva marcou as vidas dos seus habitantes, refletindo sobre a importância da memória, do direito à habitação e do direito ao lugar.
Evento das Jornadas Europeias do Património.
Org.: CMS