C-O-M: Composição – o Outro – Memória é uma performance solo e interativa da coreógrafa setubalense Rita Vilhena, produzida pela Partícula Extravagante. A obra parte das memórias, emoções e experiências do público, que são partilhadas e transformadas em matéria coreográfica ao vivo.
Através da escuta e da relação direta com os espetadores, a bailarina cria um espaço íntimo de partilha, onde o corpo se torna lugar de encontro, composição e reflexão. O movimento dá forma às narrativas do outro, explorando as relações entre memória, identidade e experiência vivida, num processo sensorial e emocional em constante transformação.
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido em Raio de Ti / Multirising the Other in I (2023), esta criação aprofunda a investigação de Rita Vilhena sobre a possibilidade de encarnar as histórias do outro, diluindo as fronteiras entre quem observa e quem atua.
A experiência é reforçada por sonoplastia original, vídeo projeção e dispositivos tecnológicos interativos, que constroem ambientes imersivos e acentuam o caráter ritual da obra.
Org.: CMS