Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Ódespois vamos às tapas?

novembro 2023

Um copo de vinho acompanhado de um petisco e boa conversa depois do trabalho, habitual nalguns países europeus, é a proposta de Susana Adanjo e Luís Chatinho para dar nova vida a uma das mais emblemáticas ruas do centro histórico da cidade.

O Ódespois, a funcionar desde 25 de julho na Rua Augusto Cardoso, surgiu da paixão do casal setubalense pela cultura espanhola e do sonho de ter um negócio próprio.

O desemprego de Susana, designer gráfica, levou-a a abrir uma garrafeira, à qual Luís, que trabalha no setor automóvel, juntou a ideia de criar um espaço de tapas e vinhos.

“Fui muitas vezes em trabalho ao País Basco, onde a tradição gastronómica são os pintxos. As pessoas juntam-se ao final do dia para confraternizar e tomar um copo de vinho acompanhado de uma tapa. É isto que queremos fazer em Setúbal.”

Além dos vinhos de vários pontos do país, que podem ser adquiridos na garrafeira, o Ódespois serve vinho a copo, de entre uma seleção que dificilmente se encontra à venda nos supermercados. “Esta é a nossa marca. Trabalhamos com pequenos produtores e com outros mais conhecidos mas cujo vinho não tem produção para grandes superfícies.”

A ideia é levar o vinho para a mesa acompanhado dos famosos pintxos, servidos com um pedaço de pão na base e uma variedade de ingredientes em cima, com um palito a segurar as iguarias. Susana e Luís pesquisaram bastante para trazer os sabores espanhóis, com alguma inovação ligada à gastronomia portuguesa.

Os pintxos são confecionados diariamente e há sempre novidades. Há, por exemplo, de alheira, ovos com farinheira e bifana a lembrar petiscos típicos portugueses, e de tortilha, pimentos padrón, presunto e anchovas à boa maneira do País Basco.

 

------------------------------------------------

 

ÓdespoisRua Augusto Cardoso, 71-73odespois_setubal (Instagram)

  • Funciona de terça-feira a sábado, das 12h00 às 22h00. Além de vinho a copo, pode pedir uma garrafa para consumir toda no local ou levar o resto para casa

  • Há uma grande variedade de pintxos para degustar, a 2 euros cada, com sabores tipicamente espanhóis e outros que resultam de uma fusão com a gastronomia portuguesa

  • Também há tábuas de queijos e enchidos ou mistas, a 13 euros, a grande, e a 6,50, a pequena

  • Não há ementa e não se aceita reservas.