Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Rio de oportunidades

julho 2023

Dos passeios de veleiro aos galeões de sal, dos percursos fluviais em lanchas rápidas a trajetos em iates de luxo, são vários os programas náuticos no rio Sado para descobrir este verão. A dois, em família, com amigos ou sozinho, veem-se golfinhos, descobrem-se paisagens de tirar o fôlego e brinda-se com o bom vinho da região.

A bordo de um catamarã, no Estuário do Sado, é possível ver golfinhos e ficar a saber mais um pouco sobre os cetáceos. No percurso, além das paisagens verdes e azuis tão caraterísticas, há a oportunidade de passar pelas praias, pelos fortes de Forte de Santiago do Outão e de Santa Maria da Arrábida, pela Lapa de Santa Margarida e pela Pedra da Anicha.

Há cerca de uma dezena de operadores turísticos a fazer este passeio e em quase todos há paragem para banhos e mergulhos e bebidas a bordo. As viagens podem durar entre uma hora e meia a três horas e o valor por pessoa é de 40 euros, com descontos para crianças.

Além da observação dos golfinhos, há passeios que permitem participar em atividades aquáticas, como stand up paddle e snorkeling, praticar ioga, ver o pôr do sol, fazer provas de vinho, celebrar o aniversário, despedir-se da vida de solteiro ou, até, comer uma caldeirada ou mariscada.

A outra opção é alugar um barco para vários dias, com ou sem piloto. O preço oscila entre os 150 e os 2500 euros em função de diferentes variáveis, como o número de pessoas, a data e a duração da reserva.

Adaptados às preferências dos navegadores, os programas podem ainda incluir música com DJ ou saxofonista e observação de aves no Estuário do Sado.

Qualquer que seja a opção, o mais importante é não ficar a ver navios.

 

------------------------------------------------

 

Passeios de barco

  • A oferta de passeios de barco no Sado é extensa e os mais de vinte operadores turísticos responsáveis pelas viagens pelo rio têm muitas outras propostas para oferecer.
  • Para cumprir os programas adaptados às preferências dos navegadores, as empresas dispõem normalmente de mais do que uma embarcação, devidamente equipadas para viagens costeiras.
  • Todos os operadores turísticos e atividades disponíveis podem ser conhecidas nesta página.