A gastronomia alimenta a dinâmica cultural e turística de Setúbal, que se afirma como destino de paladares únicos e experiências memoráveis.
Ao longo de julho e agosto, várias iniciativas organizadas pela Câmara Municipal convidam a descobrir a identidade setubalense à mesa. De 11 a 27 de julho, a Rota do Pitéu percorre tabernas, petisqueiras e marisqueiras do concelho com petiscos típicos, a um valor fixo, para reforçar a economia local.
Em destaque está também o Festival de Francesinhas, nos dias 7 e 17 de agosto, que traz a tradicional refeição nortenha até ao Largo José Afonso, num ambiente descontraído, ao ar livre.
O mesmo local acolhe a Festa do Mar – Especial Ostra, a 22, 23 e 24 de agosto, com diferentes propostas de pratos confecionados com marisco, com especial destaque para as ostras, tanto ao natural como cozinhadas ou, até, com topping.
Há, ainda, a Semana da Sardinha, a decorrer até 6 de julho, quando o peixe mais emblemático da região se torna protagonista, assado na brasa ou servido com irreverência nos espaços de restauração do concelho.
Com o apoio de parceiros locais, estas ações desenvolvidas pelo município promovem o território, reforçam laços comunitários e posicionam Setúbal como palco privilegiado de experiências autênticas, numa celebração da identidade, da memória e do prazer de partilhar a mesa.