Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

A caminho da Arrábida

abril 2021

Entre a serra e o rio, Setúbal oferece um enquadramento único para a prática da atividade física. A Arrábida tem um património natural ímpar que merece ser descoberto, mas tem de ser preservado.

O projeto Percursos Pedestres da Arrábida – Arrábida Walking Trails, a lançar em maio pela Câmara Municipal de Setúbal, permite usufruir da área protegida em respeito pela natureza.

São quatro percursos pedestres em pleno Parque Natural da Arrábida, com uma extensão total de cerca de 40 quilómetros, que percorrem, na maioria, caminhos rurais, ligando pontos de interesse naturais ou históricos, como as aldeias, os caminhos tradicionais, as praias e os pontos mais altos da serra.

As Encostas de São Filipe constituem um percurso ideal para quem é iniciante nas caminhadas e não quer perder de vista a beleza da Arrábida. Mas para quem está habituado a trilhos mais duros, nada como seguir um percurso pelo Alto do Formosinho.

Na zona das praias, o percurso permite optar entre dois trajetos fáceis de completar pelo Portinho da Arrábida ou pelo ramal de Alpertuche. As Aldeias de Azeitão são pontos de interesse no quarto percurso, que também oferece opção entre um trilho mais longo, com 17 quilómetros, ou outro mais curto, com 11,2.

A rede Arrábida Walking Trails utiliza o sistema de sinalética definido pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, através de marcas amarelas e vermelhas que sinalizam as pequenas rotas.

ENCOSTAS
ENCOSTAS ENCOSTAS

Com um total de 3,9 quilómetros, este percurso é muito acessível para os iniciantes. O trajeto, com princípio e fim no Parque Urbano de Albarquel, desenrola-se pelos caminhos que envolvem o Forte de S. Filipe, na companhia dos antigos moinhos de vento que marcam a paisagem da região.

ALTO
ALTO ALTO

No Alto do Formosinho foi definido um trajeto com 8,3 quilómetros que começa na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, percorre as encostas norte e sul da serra e termina junto do cruzamento para o Portinho da Arrábida. É o trajeto de nível de dificuldade mais elevado.

PORTINHO
PORTINHO PORTINHO

Este percurso, ideal para uma curta caminhada junto do mar, é excelente para iniciantes. Liga o Creiro ao Portinho da Arrábida, com um trajeto de 2,3 quilómetros, e a Alpertuche, com um percurso de 1,3 quilómetros, proporcionado uma viagem pelas várias ocupações humanas da Arrábida.

ALDEIAS
ALDEIAS ALDEIAS

O percurso “Aldeias de Azeitão” é predominantemente histórico e com vários pontos de interesse natural e patrimonial. Com início e fim em Vila Nogueira de Azeitão, pode ser feito na íntegra, num trajeto com um total de 17 quilómetros, ou optar-se por uma volta mais curta, com 11,2.