Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

cidade

Coleção de vida

novembro 2020

O cineasta Lauro António centra um projeto da autarquia, que, além de albergar exposições intimistas e atividades de investigação, reserva pérolas culturais da sua valiosa bagagem que ajudam a perpetuar a memória dos audiovisuais

O realizador e crítico de cinema Lauro António, proprietário de um extenso e fabuloso fundo documental audiovisual, doou perto de 50 mil peças a Setúbal, que as acolhe num novo equipamento municipal.

A Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, instalada num edifício de dois pisos da Rua da Velha Alfândega, contíguo à Biblioteca Municipal, carrega um património audiovisual interminável.

Na mediateca, os visitantes têm acesso a uma coleção de filmes com 1500 cassetes VHS, cerca de 10 mil DVD e Blu-Ray, além de CD, discos em vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes.

Na biblioteca, são convidados a apreciar diversas publicações de cinema, audiovisual e televisão, assim como de banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia, enciclopédias gerais e obras generalistas.

Entre as várias relíquias expostas contam-se a placa exterior do Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, a placa de saída do Cinema Odéon, a coleção de Bonecos de Estremoz, uma máquina para ver fotografias em vidro, vários carregadores de fotografias e textos originais manuscritos e datilografados.

Uma máquina de escrever, o tripé que utilizou, em 1980, nas filmagens do romance “Manhã Submersa” e alguns dos inúmeros prémios que recebeu ao longo da carreira também lá estão.

A ideia de criar uma casa que pudesse concentrar o espólio de Lauro António, reunido ao longo de mais de cinco décadas de paixão pelas artes, resultou de um misto de vontades. À intenção do próprio cineasta juntou-se o interesse do município.

A Casa das Imagens proporciona exposições intimistas, exibição de filmes de outros tempos para crianças, ciclos temáticos e tertúlias com atores, produtores e realizadores, que prometem agradar a miúdos e graúdos.