Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Versos para Setúbal

janeiro 2020

Autor popular, de trato simples e iletrado. Calafate de profissão. António Maria Eusébio é uma das personagens indissociáveis da memória coletiva setubalense. Em versos, que ditava para alguém os escrever, retratou a forma como via e vivia a cidade. E também os cantava. O “Calafate”, com um programa que juntou diversas entidades, incluindo a autarquia, foi homenageado ao longo do ano passado por ocasião do bicentenário do seu nascimento, assinalado a 15 de dezembro de 1819.Foi no número 58 da antiga Rua dos Marmelinhos, no Bairro do Troino, que nasceu António Maria Eusébio, também apelidado de “O Cantador de Setúbal”, pelas cantorias que fazia em arraias e adegas da cidade.Subsistia da calafetagem, que conciliava com a paixão poética. Terá sido a partir de 1901 que os poemas começar a assumir a forma de folhetos, vendidos pelo próprio em ruas, feiras e também a partir da casa na qual vivia, na Baixa.A sociedade sadina sempre o acarinhou, em espetáculos solidários e de homenagem, de que é exemplo o evento de 15 de dezembro de 1902, por altura do 83.º aniversário, no antigo Teatro Dona Amélia. E nunca o esqueceu.No Parque do Bonfim, o poeta popular é evocado num busto esculpido em bronze e mármore branco, memória alargada a outros pontos da cidade, como o Arquivo Distrital de Setúbal, no qual é possível consultar os registos de batismo e de casamento, e a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, guardiã da vasta obra.

RUA
RUA RUA

António Maria Eusébio dá hoje nome à rua na qual fica a casa onde nasceu e que, desde dezembro de 2019, conta com uma placa comemorativa. A atribuição da toponímia aconteceu a 10 de junho de 1912, logo no ano seguinte após a sua morte, a 22 de novembro de 1911.

 

CASA
CASA CASA

Os registos apontam o número 7 da Travessa Jorge de Aquino como local de residência de o “Calafate”, a partir da qual vendia os folhetos, de 4 ou 8 páginas, a 10 ou a 20 réis, como é referido no folheto “Tudo ou Nada – Reflexões entre um Sábio e duas Caveiras”.

 

BUSTO
BUSTO BUSTO

A 29 de dezembro de 1968, por ocasião da celebração dos 150 anos do seu nascimento, é inaugurado um busto de homenagem ao “Cantador de Setúbal”, em iniciativa do Rotary Club de Setúbal. A figura, da autoria de Castro Lobo, é acompanhada de um dos muitos versos.

BIBLIOTECA
BIBLIOTECA BIBLIOTECA

O equipamento municipal é fonte de conhecimento e acolhe parte do acervo de “O Calafate”, entre recortes de imprensa e monografias que compilam os versos, também publicados em forma de folheto, presumivelmente a partir de 1901, como forma de subsistência.