Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Gosto pela tradição

janeiro 2020

A Leitaria do Montalvão tem a mesma idade de Álvaro Santos. São 51 anos de história e tradições ligadas à vida do cozinheiro que veio do Porto para o bairro quando tinha apenas 1 ano de idade.A infância foi vivida com os amigos a jogar futebol ou a “apanhar fruta nos quintais”, enquanto os pais conviviam na Leitaria do Montalvão. Por ali, passavam clientes fiéis bem conhecidos na cidade. “Zeca Afonso tomava café todos os dias sentado na mesma mesa, a do fundo, onde agora gravámos o seu nome.”Depois de vários anos a trabalhar no estrangeiro, Álvaro decidiu abraçar um projeto diferente e recuperar as tradições do emblemático estabelecimento, com um toque moderno.O espaço, que reabriu a 1 de novembro, foi renovado mas manteve a imagem de leitaria, com enfoque em especialidades confecionadas à base de leite. Uma das estrelas é a bola de Berlim com recheio de doce de vinagre feito à base de leite. Nos pratos, é impossível sair sem provar o bitoque de porco com molho de leite ou os queijos frescos, também confecionados por Álvaro.A aposta passa, também, por pratos do dia, “sempre diferentes”, e petiscos para partilhar. Há tutano no osso, moelas, rabo de boi, bochechas de porco, migas e ovos com farinheira. Toda a comida é cozinhada lentamente, à maneira antiga, “mesmo que demore uma tarde inteira a estar pronta”.Para quem só quer tomar o pequeno-almoço, há pão e croissants cozidos na leitaria todos os dias e bolos caseiros. Aos domingos, é servido o brunch com bacon, ovo estrelado ou mexido, conforme a preferência, tosta em pão polar, fruta da época, queijo com mel e nozes, sumo e café ou chá.

Leitaria do Montalvão Rua Fernando Santos, 15

  • A decoração, minimalista, foca atenção no nome de José Afonso, decalcado junto de uma das mesas na qual o cantautor costumava tomar o seu café.

  • Tutano no osso e bitoque de porco são tentações da gastronomia tradicional portuguesa a não perder. Há também petiscos para partilhar e pratos do dia.

  • A bola de Berlim é apresentada de forma diferente. O tradicional recheio de doce de ovos é substituído por um doce conventual, confecionado à base de leite.

  • Aos domingos há brunch, por dez euros, em repasto gastronómico que inclui bacon, tosta polar, ovo, fruta, queijo com mel e nozes, sumo e café ou chá.

  • A Leitaria do Montalvão está aberta de quarta-feira a domingo, das 08h00 às 23h30, e à segunda-feira, das 08h00 às 16h00. Informações em 967 784 672.