Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Cidade pela lente

novembro 2019

Memórias de Setúbal de outros tempos, perpetuadas em imagens captadas pela lente do antigo fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, são partilhadas pela cidade numa iniciativa cultural dinamizada pela Câmara Municipal que mostra a transformação urbana de espaços citadinos emblemáticos.

São cinco as estruturas, com 3 por 2,3 metros, criadas em formato de moldura antiga, que revelam, com descrições em português e em inglês, duas imagens antigas que mostram como eram, noutros períodos, os locais onde estão expostas, estabelecendo uma ponte temporal entre a Setúbal de ontem e a de hoje.

Uma está na Praça de Bocage, com duas fotografias, em perspetiva aérea, que recordam a icónico espaço do centro histórico sadino ainda com trânsito automóvel. A escassos metros, na Avenida Luísa Todi, perto da glorieta da diva setubalense, uma outra destaca o passado da movimentada avenida.

O Miradouro de São Sebastião, que oferece umas das melhores vistas panorâmicas da malha urbana, do rio Sado e da Serra da Arrábida, também é destacado nesta rota do antigamente, tal como a frente ribeirinha, em estrutura instalada nas zona das Fontainhas, perto da Rotunda das Sardinhas.

Os registos da coleção Américo Ribeiro, preservados em arquivo fotográfico, revelam ainda, numa quinta estrutura, localizada na Praça Vitória Futebol Clube, como era a zona do Bonfim, em imagens dos anos 40 e 50, antes da construção do estádio, inaugurado em 1962.

 

PRAÇA
PRAÇA PRAÇA

O passado da emblemática praça setubalense é revelado em duas imagens, uma captada em 1951, outra em 1962, esta num olhar a partir da torre da Igreja de São Julião. As diferenças para hoje são grandes, mas ainda há vestígios de uma ocupação de outros tempos.

AVENIDA
AVENIDA AVENIDA

Duas reproduções feitas a partir dos negativos originais da coleção Américo Ribeiro mostram a principal avenida da cidade. Numa, de 1951, saltam à vista o Mercado do Livramento e a glorieta da diva do canto lírico. Outra, de 1960, dá enfoque a um antigo jardim.

 

MIRADOURO
MIRADOURO MIRADOURO

A transformação urbana do miradouro localizado na Praça Defensores da República é atestada em fotografias. Uma, de 1936, mostra o miradouro praticamente despido de vegetação, enquanto a outra, de 1951, revela o requinte da cuidada arquitetura paisagística.

BONFIM
BONFIM BONFIM

Em 1943, Américo Ribeiro regista aquela que hoje é a Praça Vitória Futebol Clube, na qual ainda persiste a Capela do Bonfim. Uma década depois, capta o momento em que é aberto o pote-mealheiro “Pró-estádio do Vitória”, com donativos para construção do recinto.