Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Bocas de cena

maio 2019

Mesmo com a XXI Festa do Teatro a dar o suspiro final no dia 1 de setembro, as manifestações teatrais no concelho não se esgotam.

Setúbal é o palco de várias companhias, profissionais e amadoras, que proporcionam atividade regular para o público.

O Fórum Municipal Luísa Todi funciona como elo de ligação comum, acolhendo, inclusivamente, espetáculos de companhias e artistas de fora do concelho, mas há muito mais para ver noutros palcos sadinos.

O Teatro de Bolso funciona como a sala-mãe do Teatro Animação de Setúbal, acolhendo várias estreias, enquanto, para outra companhia profissional local, o Teatro Estúdio Fontenova, o Espaço Fontenova se assume como um refúgio alternativo às apresentações oficiais.

Já o Teatro do Elefante está em processo de mudança de instalações e, em face do tipo de espetáculos, escolhe muitas vezes a rua como o palco das suas performances artísticas.

A ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal recorre à sede do Grupo Desportivo Independente, seja para ensaiar, seja para apresentações ao público, e o TOMA – Teatro Oficina Multi Artes, criado em 2017 e sediado no Ateneu Setubalense, apresenta-se com regularidade em espaços municipais como a Casa da Cultura, o Cinema Charlot – Auditório Municipal e o auditório da Escola de Hotelaria e Turismo.

Tudo isto na cidade, porque, fora, em Azeitão, o grupo de teatro da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense varia ainda mais a oferta das artes de palco no concelho.

FÓRUM MUNICIPAL LUÍSA TODI
FÓRUM MUNICIPAL LUÍSA TODI FÓRUM MUNICIPAL LUÍSA TODI

A principal sala de espetáculos do concelho, na Avenida Luísa Todi, proporciona ao público uma oferta cultural variada, à qual não falta, naturalmente, o teatro. Entre companhias locais, nacionais e estrangeiras há muito para escolher e ver ao longo do ano.

TEATRO DE BOLSO
TEATRO DE BOLSO TEATRO DE BOLSO

O Teatro de Bolso, na Rua Dr. Aníbal Álvares da Silva, é a base de operações do Teatro Animação de Setúbal. Funciona num edifício do início do século XX e é constituído por uma sala de espetáculos com lotação para 50 espetadores, incluindo dois lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

ESPAÇO FONTENOVA
ESPAÇO FONTENOVA ESPAÇO FONTENOVA

O Espaço Fontenova, na Rua Doutor Sousa Gomes, não é uma sala de espetáculos, mas serve o Teatro Estúdio Fontenova numa panóplia de ouras funções. Entre a lista de atividades realizadas pela companhia cénica sadina, incluem formações e workshops de teatro.

SOCIEDADE FILARMÓNICA PERPÉTUA AZEITONENSE
SOCIEDADE FILARMÓNICA PERPÉTUA AZEITONENSE SOCIEDADE FILARMÓNICA PERPÉTUA AZEITONENSE

O grupo de teatro da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense encontra nas instalações da coletividade, em Vila Nogueira de Azeitão, um bom local para a apresentação de espetáculos. O auditório Carlos Alberto Ferreira Júnior está dotado com um amplo e versátil palco.