Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

prazeres

Doce refresco

setembro 2019

A espreitar o rio, no Parque Urbano de Albarquel, o Bar in Sado Valenciana 1938, uma espécie de irmão mais novo da Valenciana, é uma agradável surpresa.

A família Duarte, que há poucos meses era apenas proprietária da histórica geladaria do Largo da Misericórdia, instalou-se no final de junho num edifício concessionado pela autarquia para complementar a oferta daquele que é um locais privilegiados de lazer setubalense à beira-rio.

Com área coberta e zona de esplanada com capacidade para setenta pessoas, o Bar in Sado Valenciana 1938, que na lista de sorvetes dispõe, para já, de apenas seis opções, abriu portas para, assumidamente, ter uma abordagem que vai além de geladaria. No menu tem pratos como salada de polvo, hambúrgueres, bifanas, tostas, baguetes e salgados.

De resto, o espírito da Valenciana mantém-se. O mesmo cuidado com cada ingrediente, a mesma atenção ao detalhe. A ideia, explica Inês Duarte, filha do proprietário, é garantir a maior frescura possível. “As frutas são frescas e descascadas no momento da confeção.”

O resultado: uma textura cremosa em cada colherada de gelado.

A mesma atenção é dada à escolha dos produtos. “A carne para os hambúrgueres ou para as bifanas é comprada no Mercado do Livramento.”

Como o negócio dos sorvetes é sazonal, a família Duarte já tem produtos pensados para resistir aos meses mais frios, como os crepes salgados ou doces, waffles e bebidas quentes.

A dois passos do Sado, sugerimos que não saia de lá sem experimentar a tentadora combinação de iogurte e cereja fresca, o açaí ou os tradicionais baunilha, chocolate e morango.

  

Bar in Sado Valenciana 1938

Gelataria tradicional à beira-rio.Parque Urbano de Albarquel

  • Em cone ou em copo, uma bola de gelado tem um custo de dois euros e pode levar dois sabores bem servidos. Se tiver dúvidas, dão-lhe colheres de prova.

  • Para já, contam com os tradicionais baunilha, chocolate, morango e limão e com dois sabores rotativos todos os dias, servidos numa bicicleta com arca frigorífica.

  • Os gelados são confecionados com produtos frescos pela matriarca da família Duarte, na fábrica da Valenciana, situada junto da loja do Largo da Misericórdia.

  • Para os maiores de 18 anos, cocktails com base de gelado.

  • Aberto todos os dias das dez da manhã às onze da noite, o espaço à beira-rio tem o horário alargado aos sábados até à meia-noite nos meses de verão.