Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Marta Saldaña
compasso

Marta Saldaña

abril 2021

Com a pandemia de Covid 19 e vivência de confinamento, foram inúmeras as postagens de manifestações de arte, ao nível individual e coletivo, nas redes sociais. A organização espanhola Música para Despertar promove o valor da música para aqueles que vivem com Alzheimer e publicou um vídeo tocante de uma senhora idosa, numa cadeira de rodas, dançando com graciosidade, ao ouvir a música de Tchaikovsky do Lago dos Cisnes, tornando-se viral, nas plataformas sociais, jornais e noticiários de TV.

Marta Cintia González Saldaña nasceu em Madrid, calcula-se em 1924, pois o seu cartão de identidade indica 1949, mas não corresponde inteiramente à verdade.

A sua idade permanece envolta em mistério, bem como alguns pormenores da sua vida. O pai, engenheiro de profissão, muda-se para Cuba para construir a linha ferroviária do país e Marta adota o nome artístico de Rosamunda, virtuosamente reconhecida como Bailarina e Coreógrafa.

De 1966 a 1978, formou-se na Escola Superior de Ballet Nicolay Yavorsky, em Nova Iorque, como Prima Ballerina, título de excelência no mundo do Ballet. Depois de alcançar a fama nos Estados Unidos, Marta regressa a Madrid. Começa por dar aulas em casa e na Congregação Reinado Coração de Jesus e cria a Escola Ballet Teatro Cintia de Madrid. Em 2014, entra numa casa de cuidados continuados, em Alcoy, Alicante. Tem momentos de extrema confusão mental, perda cognitiva e de memória.

Em junho de 2019, ao receber a visita da Associação Música para Despertar, filmam Marta a dançar parte de Lago dos Cisnes, no sentido de mostrar o poder terapêutico da música e da dança. Este vídeo foi publicado nas redes sociais, em março de 2020, após a sua morte e em sua homenagem.                     

Isto faz-nos questionar sobre a zona do cérebro que controla as funções da Dança. Vários estudos apontam que as funções cognitivas e comportamentais estão situadas no lobo frontal, parietal e temporal e estes são afetados pela demência. A dança situa-se numa zona diferente, no Cerebelo, também conhecido pelo pequeno cérebro. 

 

Sónia Ribeiro

Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança