Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Lugares de fado

novembro 2023

Depois de sair à rua no verão, o fado está de regresso aos locais que o acolhem nos meses mais frios e chuvosos, dispondo Setúbal de diversos espaços com atuações regulares da canção tradicional portuguesa.

Os restaurantes O Praxedes, O Chico e Sabores com Som e a Galeria Atelier Arte Pólvora d’Cruz são alguns dos pontos onde se ouve fado na cidade.

No restaurante O Praxedes está previsto que as noites de fado se realizem de 15 em 15 dias, com um fadista residente, Nuno Rocha, que muitas vezes leva um convidado, além de haver abertura para a participação de interessados.

No Bairro Santos Nicolau, o restaurante O Chico abriu apenas a 1 de setembro mas já tem noites de fados. O proprietário, Francisco Cruz, quer fazer pelo menos uma sessão no primeiro fim de semana de cada mês, com um mínimo de dois fadistas por noite.

Junto das Escarpas de Santos Nicolau, o Sabores com Som tem fado duas a três vezes por mês, nos jantares de sexta-feira ou sábado, mas também acolhe eventos específicos, por vezes ao almoço de domingo, realizados por iniciativa de outras pessoas.

A fadista Maria do Céu Caetano faz com frequência matinés na Galeria Atelier Arte Pólvora d’Cruz, muitas vezes com convidados locais ou de Lisboa.

Os eventos, que os espetadores acompanham com bolo e uma chávena de chá ou um copo de moscatel, não têm cariz regular, mas em regra acontecem uma vez por mês entre setembro e abril, com exceção de dezembro.

PRAXEDES
PRAXEDES PRAXEDES

Localizado na Rua Faustino José Santana, 4, junto do Largo José Afonso, o restaurante O Praxedes tem noites de fados de 15 em 15 dias e um fadista residente mas outros podem atuar.

CHICO
CHICO CHICO

Inaugurado em setembro na Rua Dom José Guimarães e Torres, 27, o restaurante O Chico promete noites de fado pelo menos no primeiro fim de semana de cada mês, com um mínimo de dois fadistas.

SABORES
SABORES SABORES

Na Rua Coronel Guilherme Portugal, 21, o restaurante Sabores com Som programa fado duas a três vezes por mês, nos jantares de sexta-feira ou sábado e eventos especiais aos almoços de domingo.

GALERIA
GALERIA GALERIA

Na Galeria Atelier Arte Pólvora d’Cruz, situada na Rua Augusto Cardoso, 37, junto da Praça de Bocage, o fado acontece por norma uma vez por mês ao domingo à tarde, num ambiente dedicado às artes.