Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

rotas

Lugar ao desenho

setembro 2023

A Festa da Ilustração está de volta. São dois meses de exposições, conversas com figuras ímpares da área, música e uma oficina para crianças. São dois meses com o melhor da criatividade.

Esta edição aponta os holofotes às convidadas especiais Madalena Matoso e Martina Manyà, na Casa da Cultura.

Mas, com um programa de atividades diversificado e em diferentes equipamentos culturais da cidade, esta festa revela muito mais entre outubro e novembro.

A habitual homenagem a veteranos é direcionada a Laura Costa, na Galeria Municipal do 11.

O certame, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a DDLX – Design | Comunicação e a editora Abysmo, dedica também homenagem a Sebastião da Gama com “Pelo sonho é que vamos”, patente nas bibliotecas municipais de Setúbal e de Azeitão.

A Casa da Avenida e a Casa Bocage são outros dos epicentros da festa, ao acolherem, respetivamente, mostras de Bernardo Carvalho e de Inês Viegas Oliveira.

No Museu do Trabalho está a mostra “um outro olhar para o choco frito setubalense”, de Pedro Moura, enquanto o Museu de Setúbal/Convento de Jesus recebe um conjunto de ilustrações de canções de Sérgio Godinho.

Também há espaço para a apresentação de trabalhos de desenhadores de relevo nacional, no segmento “Ilustradores Portugueses”, no espaço A Gráfica, e a exibição de “Ver ao Perto”, dedicada a artistas da região, na Casa do Largo.

“É preciso fazer um desenho?” Só há bons motivos para dar lugar ao desenho.

CULTURA
CULTURA CULTURA

A abertura oficial da festa faz-se, como habitualmente, na Casa da Cultura, com a presença dos convidados especiais desta edição, a portuguesa Madalena Matoso e a espanhola Martina Manyà.

GALERIA
GALERIA GALERIA

O certame conta com uma exposição retrospetiva de Laura Costa, comissariada por Jorge Silva, que inclui uma série de trabalhos da autora das ilustrações dos conhecidos jogos de tabuleiros da Majora.

AVENIDA
AVENIDA AVENIDA

A Casa da Avenida junta-se à festa ao reunir uma série de desenhos para o público infantojuvenil da autoria de Bernardo P. Carvalho, vencedor de duas edições do Prémio Nacional de Ilustração.

LARGO
LARGO LARGO

A Festa da Ilustração 2023 dá a conhecer o trabalho de ilustradores da região, com a exposição dos seus trabalhos na mostra “Ver ao Perto”, patente entre 30 de setembro e 29 de outubro, na Casa do Largo.