Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

pessoa

Vanessa Lima

“Encontrei a minha paz em Setúbal”

setembro 2023

Vanessa Lima, 45 anos, é uma empreendedora. Move-a a paixão por Setúbal, onde reencontrou a paz e qualidade de vida ao fim de mais de quinze anos a residir em Lisboa e a viajar pelo mundo.

Viveu em Setúbal até aos 18 anos, altura em que se mudou para Lisboa para estudar Relações Públicas e Publicidade. Após terminar o curso trabalhou em agências de publicidade e foi diretora de contas de uma agência internacional, o que a obrigava a um ritmo de vida com pouco descanso.

“Viajava imenso pelo mundo. Chegava a estar cerca de três meses por ano fora do país”, recorda.

Em 2013, tudo mudou. As saudades da filha, na altura com 6 anos, e a necessidade de ter uma vida mais tranquila obrigaram Vanessa a refletir sobre o futuro. A decisão foi tomada após um episódio em que falava com a filha por skype. “Ela pediu-me para voltar porque não aguentava mais, enquanto dava um abraço ao computador.”

Foi assim que, aos 35 anos, regressou a Setúbal, a escolha óbvia para ter mais tempo para a família e mais qualidade de vida. “É aqui que tenho o meu conforto emocional.”

Arregaçou as mangas e abriu uma empresa de turismo náutico, a Sea Life Lovers, que começou com viagens de barco e, atualmente, realiza diversos eventos ligados ao turismo de natureza, incluindo atividades de geocaching.

Com a região a tornar-se cada vez mais o cenário escolhido em produções televisivas e cinematográficas, Vanessa Lima fundou, há pouco mais de cinco anos, a Nouvelle Shot, com uma amiga. “Até então, não havia uma empresa que se dedicasse a procurar os locais para contar as histórias. Foi isso que fizemos.”

Vanessa instalou o escritório no Troino, onde em percebeu que outros empresários tinham a paixão comum de “manter a essência” do território, “apostando num turismo sustentável que inova com tradição como fator de diferenciação”. Assim, em 2019, surgiu a Associação Bairro Cool, de que é presidente.

Em parceria com a Câmara Municipal, a associação desenvolveu ações de qualificação da imagem urbana e de conservação e limpeza do espaço público, com uma aposta na economia circular e na preservação ambiental, que envolveram moradores, agentes económicos e instituições do Bairro do Troino Nascente. “A recetividade foi ótima. Toda a gente participou.”

Ainda este projeto decorria e já Vanessa tinha a cabeça a fervilhar com outras ideias. “Adoro mercados e na altura do confinamento quando fui visitar o Mercado da Conceição imaginei logo um espaço de convívio para comer tapas acompanhadas de vinho, ao final do dia.”

Foi assim que nasceu mais um projeto em parceria com a Câmara Municipal para dinamizar e dar uma nova vida a um espaço comercial tradicional da cidade. “O nosso posicionamento é inovar com tradição. Integrámos os antigos comerciantes com os novos operadores, as novas ofertas gastronómicas e uma agenda cultural semanal que convida à partilha e ao convívio.”

O próximo projeto, também em conjunto com a autarquia, vai permitir modernizar o comércio tradicional do centro histórico setubalense, no âmbito da candidatura a fundos europeus dos Bairros Comerciais Digitais.

Vanessa quer continuar a contribuir para dinamizar Setúbal. Na cabeça já tem outras ideias em construção, que, para já, não revela. “Escolhi Setúbal para viver e para desenvolver os meus projetos. Já não vou sair daqui.”