Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

bastidores

A três pulos da glória

janeiro 2019

Aos 25 anos, Pichardo é uma das maiores referências mundiais do triplo salto. Naturalizado português, nacionalidade que pode representar oficialmente já a partir deste ano, fez de Setúbal o seu quartel-general de treinos

 

Pedro Pablo Pichardo, atual líder mundial do triplo salto, cubano de nascença, português de adoção, encontrou em Setúbal as condições perfeitas para dar pulos de gigante.

Pichardo não permite que as sessões de treino sejam integralmente captadas em imagem. O atleta encontra-se no topo da elite mundial do triplo salto, competição feroz na qual baixar a guarda, em qualquer que seja o detalhe, é sinónimo imediato de desvantagem.

Ainda assim, o atual recordista de Portugal, com 17,95 metros, e um dos cinco atletas da história da disciplina que ultrapassaram a barreira dos 18 metros, o que o fez já por duas vezes, ainda por Cuba, aceitou o convite de revelar parte dos bastidores de um treino.

“Este desporto é diferente. Os meus treinos podem ser de uma hora, como de duas ou três. É importante poder treinar a tempo inteiro, algo que consigo fazer aqui em Setúbal, ao contrário do que acontecia em Lisboa”, explica em castelhano cubano já pontuado por palavras lusas.

O atleta, há cerca de dois anos em Portugal, onde se naturalizou e compete pelo Sport Lisboa e Benfica, descobriu a pista internacional do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal em agosto de 2018.

“Encontrei aqui as condições necessárias para poder treinar com calma. Todos me acolheram super ótimo”, sublinha.

Setúbal parece ser feita à medida do vencedor do triplo salto em 2018 da Diamond League, uma espécie de Liga dos Campeões do atletismo mundial.

Às terças, quartas e quintas-feiras treina no complexo municipal. Às segundas e sextas alterna entre o Parque Verde da Bela Vista e a Praia da Figueirinha.

No complexo sadino agrada-lhe a liberdade que possui. Pode usufruir o tempo que entender da pista e do ginásio, este último reforçado pelo Benfica para as necessidades de alta competição, sobretudo na vertente de força.

A autarquia e o clube lisboeta ultimam, de resto, um protocolo de colaboração para o atletismo de formação e de alto rendimento, vocacionado para a divulgação da modalidade, apetrechamento das instalações e organização de palestras, torneios e treinos de atletas profissionais como Pedro Pichardo.

O treinador, Jorge Andres Pichardo, também pai de Pedro, salienta outras mais-valias do complexo setubalense. “Aqui tem tudo no mesmo sítio. Relvado, pista, ginásio. Até as bancadas do público. Podemos usá-las para treino quando quisermos.”

No aquecimento a que assistimos, período que pode variar entre uma hora e hora e meia, o treinador não interferiu uma única vez. Mas também nunca abdicou da observação cuidada, mesmo que à distância, do atleta.

A família é elemento vital para Pedro Pichardo. Além de orientado pelo pai, treina com a mulher, Arialis Gandulla, corredora de velocidade, e, asseguram, a mãe e a pequena filha nunca lhe faltaram a uma sessão de treino.

“Dedicação, bom treinador, boa companhia de treino e obviamente a família e um bom sítio para treinar. Isto é o necessário para estar entre os melhores. É o que eu agora tenho”, afirma Pichardo, para quem o recorde do mundo do triplo salto, intocável há 24 anos, é um objetivo assumido com naturalidade.

Sobre Setúbal é perentório. “É uma cidade fantástica e uma das melhores que conheci até hoje em Portugal.”

E é a partir desta cidade fantástica que espera pular, agora, para mais pódios na glória do triplo salto. “Tenho um novo país, que é Portugal, e quero dar-lhe títulos e bons resultados.” Promete.