Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

Os movimentos mais difíceis de fazer na dança
compasso

Os movimentos mais difíceis de fazer na dança

março 2024

A pouco tempo de comemorar, no dia 29 de abril, o Dia Mundial da Dança, experimente dançar, se, entretanto, já não o faz.

Mas o que distingue um amador de um profissional na dança?

Entre várias diferenças, uma delas é certamente a capacidade que o profissional tem de realizar movimentos de dança difíceis.

De origem celta, o sapateado é o elo de ligação dos diferentes costumes da cultura irlandesa, tendo como exemplo os “Lord of the Dance”. O Paddle and Roll é um passo combinado de dig, brush, step e heel, onde o ritmo, a sincronização e a velocidade tornam-no num dos passos mais desafiantes.

O headspin, comummente associado ao breaking e b-boying, existe há décadas,  evidenciado no filme “Wild Boys of the Road”, de 1933. Para a maioria de nós, simplesmente ficar de cabeça para baixo é difícil de conseguir. O equilíbrio, a força no core e a concentração necessários para girar sem cair são infinitamente impressionantes. E terminar em freeze é a cereja no topo do bolo!

A Dança dos Cossacos, de origem ucraniana e sul da Rússia, onde, em agachamento, se estende alternadamente a perna, é de uma condição física tremenda. Escusado será dizer que para um não-treinado, antes do primeiro salto, o praticante já está no chão.

Mais do que uma simples pirueta, no fouetté, acertar o timing e equilíbrio, onde o bailarino com a “perna ativa” move-a a cada volta, é de uma elegância extraordinária, que não é para fracos! E conseguir fazer com que 32 delas seguidas (ou mais) pareça fácil, faz da personagem Odile no Lago dos Cisnes um dos momentos mais esperados do bailado.

​O one handed chair flare faz deste powermove um dos mais difíceis no breaking. Imagine o windmil, capacidade de realizar 360º horizontalmente em relação ao chão com as costas. Fazer isto no ar, rodando com um braço e aterrando no mesmo, com segurança, faz deste executante um verdadeiro profissional desta arte!

Não precisamos de fazer com maestria estes movimentos. São necessárias muitas horas de treinos e total dedicação.

Para dançar, só precisamos de gostar de música e movermo-nos. Porque quem dança é mais feliz!

 

Sónia Ribeiro

Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança