Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Guia de Eventos de Setúbal

O Lago dos Cisnes
compasso

O Lago dos Cisnes

janeiro 2024

O Lago dos Cisnes é um dos ballets mais queridos do público.

Repleto de romantismo e beleza, é considerada a obra-prima mais espetacular do repertório da dança clássica. Um tema de verdadeira poética romântica, onde o bem triunfa sobre o mal.

O enredo do Lago dos Cisnes divide-se em 4 atos.

Festeja-se a maioridade do príncipe Siegfried. Sua mãe, a Rainha, quer que se case com uma princesa, mas Siegfried não está interessado. No final da festa, sua mãe oferece-lhe uma besta, indo com os seus amigos caçar na floresta, onde se deparam com um grupo de cisnes.

No segundo ato, no lago, um dos cisnes é uma linda princesa chamada Odette, que foi amaldiçoada por um feiticeiro, Von Rothbart. É cisne durante o dia e só retorna à sua forma humana à noite. Conta a Siegfried que a maldição só pode ser quebrada, se um homem que nunca amou antes jurar amá-la para sempre. Este se apaixona imediatamente por Odette, mas o feiticeiro Von Rothbart não fica feliz com isso e planeja sabotar o amor entre os dois.

O terceiro ato decorre no Palácio do Príncipe Siegfried onde se realiza um grande baile. Von Rothbart traz sua filha Odile que está disfarçada de Odette e engana Siegfried, para que declare seu amor por ela.

Odette fica com o coração partido, Siegfried percebe que foi enganado e Odette retorna à sua forma de cisne.

O final do Lago dos Cisnes é uma das partes mais icónicas e trágicas. O príncipe Siegfried corre até o lago para encontrar Odette e implorar pelo seu perdão, confessa-lhe o seu amor e o quanto se arrepende pelo seu erro. Odette perdoa-o e dançam juntos. Enquanto isso Von Rothbart aparece e tenta impedi-los. Num confronto final, Siegfried luta contra Rothbart. Apesar disso, a maldição não pode ser levantada.

Percebendo que eles nunca poderão ficar juntos, Odette pula para o lago e afoga-se. Vendo isto acontecer e sabendo que não pode viver sem ela, o príncipe Siegfried segue-a na morte. Este ato de amor quebra a maldição e eles ficam unidos.

O final do ballet nem sempre é o mesmo, existem versões diferentes: numas é um final trágico e noutras é feliz, mas a versão mais popular é o final trágico onde Odette e Siegfried morrem no lago juntos.

 

Sónia Ribeiro

Bailarina, Coreógrafa e Professora de Dança